Mix de peças modernas e antigas incrementa visual

Mix de peças modernas e antigas incrementa visual

Renata Santos/O Popular

Fim de ano é tempo de festas. Elas chegam quase sempre na proporção maior do que a quantidade de roupa nova. Mas não é preciso se desesperar diante da avalanche de compromissos sociais desta época do ano. Aproveite como motivo de inspiração na produção de looks diferenciados.

Em vez de exagerar no consumo e na quantidade de peças, o ideal é investir na compra de roupas de qualidade e, se isso não for possível, principalmente nos acessórios e na onda retrô. As produções que ilustram o editorial desta página foram realizadas por Maria Izabel Lourenço e Tatiane Mariano, recém-formadas em Design de Moda pela UFG. Elas fizeram uma pesquisa sobre história da moda em Goiás e se inspiraram no estudo para criar os looks, que misturam elementos antigos e modernos.

A dica tanto para quem pode gastar quanto para pessoas em fase de economia é a mesma: o período pede uma arrumação geral no guarda-roupa e exercício de criatividade para misturar vestimentas antigas com criações atuais. Um cuidado básico é não pesar a mão em complementos tomados pela verve antique, para não sair por aí caracterizada de avó.

Que tal chegar poderosa numa festa com um vestido ou chapéu encontrados no fundo do baú e incrementados com um colar contemporâneo que renovou completamente o visual? Assim ninguém precisa de fada para obter o mesmo efeito de varinha mágica por meio de outros acessórios como sapato, bolsa, brinco, bracelete ou pulseira. Fortes comunicadores visuais, eles têm a capacidade de revelar estilos – e podemos navegar por vários, apesar de um único predominar.

Para acertar, o primeiro passo é conhecer bem as roupas no armário e, assim, quais os acessórios que elas pedem tanto para circular na balada como na reunião de amigo-secreto do escritório. Fugir de combinações é outra regra bem-vinda, como aderir à bolsa vermelha ou laranja numa composição na qual predomina-se o bege na sapatilha e na blusa.

Nas festas desse período, além dos acessórios e roupas curingas que definem a aparência de uma pessoa, com códigos que indicam de onde elas vêm e até para onde vão, é importante lembrar que moda também é comportamento e que elegância também é preocupação com o outro. Seja sexy, clássica, esportiva, romântica, exótica, a roupa deve ser escolhida mediante uma análise da ocasião e das pessoas que lá estarão.

A pessoa deve estar completamente ciente da mensagem que deseja passar. Não adianta escolher uma minissaia moderninha para um evento com a mínima formalidade ou um vestido tubo excessivamente comportado e um colar de pérolas para uma festinha descontraída. O appeal platinado ou dourado com aquele vestido curto em camadas lindérrimo, realçado por joia ou bijuteria marcante e a dobradinha maquiagem e cabelo caprichados perdem a graça se entrar em cena repetidas vezes em noites que antecedem o Natal ou o réveillon.