Oculos simulam doenças

Óculos simulam doenças

Médico cria objetos que representam visão de portadores com problemas visuais

O médico goiano Solimar Moisés de Sousa, professor de oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO), criou um método simples e eficaz de demonstração prática de como fica a visão dos portadores das principais doenças dos olhos.

Solimar Moisés desenvolveu seis tipos de óculos que reproduzem os efeitos de males como glaucoma, cataratas e degeneração macular relacionada à idade. “Quis demonstrar exatamente o que ocorre. Essa é uma das poucas áreas de estudo da medicina em que é possível reproduzir o que o paciente sente.”

A ideia é simples. Por meio de escurecimento, vedação ou embaçamento das lentes, os óculos demonstram como evoluirá a perda de visão se o paciente não fizer o tratamento. “Os estudantes ficam muito impressionados. Assustam-se.” Solimar Moisés não visou lucro com seu invento. “Minha ideia inicial era criar um método inteiramente inovador para aplicar em sala de aula.”

Além de facilitar aos estudantes a compreensão imediata do processo de perda da visão, o invento do médico goiano facilita muito o trabalho do oftalmologista. “Há pessoas que não aderem ao tratamento do glaucoma ou adiam muito a cirurgia de catarata. Estes óculos podem ser uma ferramenta de convencimento para o médico. A pessoa vai sentir o que pode ocorrer.”

Fiel à ideia de não ganhar dinheiro com o invento, Solimar Moisés conseguiu o apoio de duas grandes óticas de Goiânia para distribuir 200 kits dos óculos a oftalmologistas da Capital. O invento foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o nome de óculos demonstrativos de Solis.


Diagnóstico

Solimar Moisés explica que a perda da acuidade visual em função da idade é um fenômeno natural, mas todas as doenças que levam à cegueira têm tratamento. “O glaucoma, que é o aumento da pressão ocular, pode ser estabilizado com o uso de colírio.”

Para a catarata, a solução é a cirurgia. E para a degeneração macular relacionada à idade, que atinge as pessoas com mais de 75 anos, o tratamento com laser pode ter sucesso.

O médico recomenda consultas periódicas ao oftalmologista. “Todos devem fazer os exames uma vez por ano.”