Vestibulandos se queixam de coincidência de datas

Vestibulandos se queixam de coincidência de datas

Provas da UEG e do IFG serão aplicadas em 13 de junho. Na UFG, exames foram antecipados

Carla de Oliveira (30/04)

Milhares de estudantes se preparam para enfrentar, no final do semestre, mais uma maratona de vestibulares. Mas este ano o choque das datas das provas de dois vestibulares vai deixar muito aluno em dúvida. Eles terão de optar entre concorrer às vagas oferecidas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) ou do Instituto Federal de Goiás (IFG), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica.

Rejayne Barbosa Lima, de 19 anos, não se conforma com a necessidade de optar por uma das instituições. “Sinto-me prejudicada e essa é uma reclamação que ouço também dos meus colegas de cursinho”, afirma. A prova da primeira fase do vestibular 2010-2 da UEG vai coincidir com a prova do IFG: ambas em 13 de junho.

Quanto à Universidade Federal de Goiás (UFG), a reclamação é outra: a antecipação das provas. A primeira etapa do concurso será no dia 16 de maio. Rejayne reclama de que há boatos que dão conta, inclusive, que a antecipação deve-se a realização da Copa do Mundo, entre junho e julho.

Pró-Reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves explica que as provas da primeira fase do vestibular do meio de ano foram antecipadas em duas semanas. Segundo ela, essa antecipação vem sendo feita de forma gradativa, nos últimos, para ajustar o calendário acadêmico e garantir que os semestre letivos se iniciem no começo dos meses de fevereiro e agosto.

Conforme explica, as datas do vestibular são trabalhadas a partir da definição das datas de início e término dos semestres letivos, considerando os prazos e procedimentos de logística, estrutura, processamento de prova e de matrículas necessários em cada concurso.

Ela explica ainda que as datas são definidas no ano anterior, com bastante antecedência, por isso acabam definindo primeiro do que outras instituições. Sandramara, no entanto, assinala que o contexto de vestibulares já divulgados são analisados nessa escolha.

Matrículas
Pró-Reitora de Ensino do IFG, Gilda Guimarães explica que também no instituto as datas dos concursos vestibulares são definidas a partir do calendário acadêmico, de modo que haja tempo hábil para realização de todos os procedimentos relacionados ao concurso, desde as chamadas às matrículas.

Gilda Guimarães afirma que a instituição sempre zela para que as datas não coincidam com os certames das principais instituições do Estado, mas que isso nem sempre é possível.

Coordenadora Técnica do Núcleo de Seleção da UEG, Wanessa Siqueira Costa de Lima afirma que as datas divulgadas de outros vestibulares são levadas em consideração na hora de definir o calendário do vestibular da instituição, mas assinala que não existe um contato direto com outras instituições com essa finalidade.

Ela frisa que o calendário é elaborado visando não promover o choque, já que isso não é favorável à concorrência do vestibular da instituição, mas que, a exemplo das demais instituições, o que determina os dias é o calendário acadêmico.

Copa
Wanessa assinala ainda que a definição das fases do vestibular não considerou o calendário da Copa do Mundo, mas que é preciso analisar problemas que podem decorre da aplicação de provas em dias de jogos da seleção brasileira, principalmente no que se refere à segurança,

Esta edição do vestibular da UEG, diz, terá oito novas opções de cursos, totalizando 19 cursos e 21 opções para escolha dos candidatos, em todo o Estado.

Candidatos conhecem profissões

Patrícia Drummond

Ebulições químicas e um DNA de morango retirado ao vivo e a cores; representar um liquidificador triturando algum alimento ou contar uma história escolhida por meio de sorteio. Essas foram algumas das atividades realizadas ontem nas salas interativas à disposição dos visitantes no primeiro dia do Espaço das Profissões, evento promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no câmpus 2.

O objetivo é oferecer aos estudantes uma oportunidade concreta de encontro com os cursos de graduação, professores e universitários da instituição. A meta é aproximá-los da vida acadêmica e das várias áreas de conhecimento, além de ajudá-los na escolha da futura profissão.

“É muito legal isso aqui”, elogiou Alexandra Lapot, de 14 anos, aluna do 1º ano, que sonha em fazer Artes Cênicas e acabou mostrando o talento em uma cena ao lado da aluna do 7º período do curso, Izabelle Elreonora Rosa Mamede, de 20 anos. No Centro de Aulas ao lado da Faculdade de Letras, estava lotada a sala interativa do curso de Química e também se mostravam bastante atraentes os espaços reservados à Odontologia e à Biotecnologia. Nos auditórios, a grande pedida foram as minipalestras sobre as mais de 50 profissões para as quais são preparados os alunos da UFG. Hoje tem mais. Até as 18 horas.