Medicina em Concerto traz recital do pianista Robervaldo Linhares

Portal Goiasnet.com - 30/11/2010

'Medicina em Concerto' traz recital do pianista Robervaldo Linhares
 
O projeto “Medicina em Concerto”, da Faculdade de Medicina da UFG, apresenta nesta terça-feira (30) recital com o pianista Robervaldo Linhares, apresentando programa denominado A Música dos Pianeiros. O evento será no Teatro Asklepiós a partir das 20h30, com entrada franca.

A programação tem peças de compositores brasileiros voltados para o popular. No repertório estão composições pianísticas de Marcelo Tubinambá, Sinhô, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu e Tia Amélia, entre outros. Esses músicos do final do século XIX e início do século XX, chamados pianeiros, se inspiraram na efervescência cultural, social e musical da época, especialmente no Rio de Janeiro, para trazer para o piano uma nova produção musical, num cenário que o piano tinha uma importância muito grande, ao ponto do Rio ser chamado a Cidade dos Pianos.

O recitalista Robervaldo Linhares é professor de piano na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC), onde desenvolve trabalhos que procuram conciliar a prática musicológica com a interpretativa. Com Mestrado sobre repertório para piano solo na Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), atualmente cursa Doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e lá desenvolve pesquisa sobre a presença dos pianeiros no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, especificamente do final do período do Império até os anos cinquenta, na República.

O projeto “Medicina em Concerto” é desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFG que desde 2007 e destina-se a despertar ou aprimorar na comunidade acadêmica o gosto pela música. As apresentações acontecem na última terça-feira de cada mês no Teatro Asklepiós da FM, com entrada franca.

Evento: Projeto “Medicina em Concerto” (Recital de Piano)
Local: Teatro Asklepiós da FM (Entrada pela Rua 235, Setor Universitário)
Data: 30 de novembro de 2010
Horário: 20h30
Entrada franca