Numero de vagas no Sisu aumenta

Wanessa Rodrigues

O número de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) dobrou no último ano, segundo informou ontem o ministro da Educação, Fernando Haddad. O total de ofertas do Sisu, que disponibiliza as vagas das universidades federais a serem utilizadas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passou de 40 mil em 2009, para 80 mil neste ano.
Haddad deu a informação durante a abertura do 7º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O ministro observa que o aumento na oferta mostra que os problemas enfrentados na avaliação de 2009, quando foi constatado vazamento do conteúdo das provas do exame, foram todos resolvidos. "O episódio do ano passado foi superado com a realização das provas. A resposta está vindo dos próprios reitores", disse o ministro.
Haddad afirmou que os mesmos "parceiros" que realizaram a prova no ano passado vão realizar a deste ano. O exame será aplicado nos próximos dias 6 e 7 de novembro. Mais de 4,6 milhões de estudantes estão inscritos.
A UFG é uma das instituições de ensino superior que vão disponibilizar vagas por meio do Sisu no processo seletivo 2011/1, utilizando a nota do Enem. Segundo a assessoria de comunicação da UFG, serão oferecidas vagas dos cursos que, em outros processos seletivos, ficaram com 20% ou mais de vagas ociosas.
Haddad foi um dos conferencistas da solenidade de abertura do 7º Conpeex. Oevento traz neste ano o tema Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável. O evento servirá de preparação para a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que, em 2011, será realizada em Goiânia.
A SBPC volta a Goiânia depois de oito anos e trará a discussão sobre o Cerrado e o Pantanal. Também presente ao Conpeex, o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, afirmou que a reunião vai debater como compatibilizar a conservação do bioma com o desenvolvimento. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, observa que a reunião da SBPC em Goiânia chega em um momento de maturidade da instituição de ensino, que comemora neste ano seu cinquentenário. Ele observa que o evento traz a marca da sustentabilidade e do meio ambiente, que é o "grande papel do futuro da universidade", diz.