[Educação] Universidades Federais terão mais 44 mil vagas nos primeiros vestibulares de 2009 (UOL Educação, 3/11/2009)

Universidades federais terão mais 44 mil vagas nos primeiros vestibulares de 2009

Da Redação*
Em São Paulo

Atualizada às 16h04

Nos primeiros vestibulares de 2009, as universidades federais vão oferecer mais 44 mil vagas. O aumento da oferta é resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os dados foram divulgados nesta quarta (3) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Lula destacou os benefícios que o ProUni trouxe à universidade - sobretudo em razão do incremento de vagas -, rebateu as acusações dos que são contrários à reforma universitária do Governo Federal. "Não sou da universidade. Não vejo os defeitos, só as virtudes", disse o presidente.

Segundo Haddad, em comparação a 2003, número de vagas dobrou e foram criadas 12 universidades federais. As regiões que apresentam maior crescimento na oferta de vagas das universidades federais são Nordeste, com aumento de 122% e Sul, com 107%.

O ministro informou ainda que os projetos de mais quatro universidades tramitam no Congresso Nacional, totalizando 59 universidades federais espalhadas por todo o país. Segundo o MEC, três destas universidades estarão em funcionamento no 2º semestre de 2009, enquanto a 4ª será inaugurada no 1º semestre de 2010.

Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões.

Contratação de professores

O Ministério do Planejamento autorizou nesta quarta (3) a contratação de 10.992 docentes e 8.239 técnico-administrativos para as universidades. Eles devem ser contratados de forma escalonada.

Em seguida, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou portarias autorizando a contratação de 1 mil docentes, além de 900 pessoas para cargos de direção e 2, 4 mil funcionários para funções gratificadas para atender a reestruturação das universidades e novos campi do Reuni.

Com informações da Agência Brasil e da Secretaria de Educação Superior