Viva e reviva Hidrolândia

 

Carmen da Cruz

 

O projeto Viva e Reviva Hidrolândia, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenação de Educação a Distância, resultou em sólidas parcerias das instituições locais, estaduais e federais e na criação de um museu histórico da cidade. O que poderia ser concluído com as apresentações dos resultados das pesquisas feitas pelas escolas tornou-se apenas o ponto de partida para um caminho pelo qual os moradores poderão reviver, sempre, a história e a cultura de Hidrolândia.
Um lugar de águas abundantes, onde é fácil encontrar pequenos veios d'água encobertos pelas árvores distribuindo bicas pelos jardins. Terra do belo Rio Dourado. Mas Hidrolândia ganhou, nas últimas décadas, outro símbolo, tão cortejado pelos moradores e visitantes quanto suas águas puras: a deliciosa jabuticaba, vedete da 1ª Mostra do Viva e Reviva Hidrolândia. O evento reuniu estudantes e professores de todas as escolas do município na celebração do 62º aniversário da cidade. A secretária de Estado da Educação, Milca Severino, prestigiou o evento.
Um aniversário que teve um gostinho especial, do encontro da cidade com ela mesma. Com sua história de começo, os filhos ilustres Marieta Telles Machado e José Mendonça Teles, os jogos e brincadeiras do passado, a habilidade das fiandeiras, a Folia de Reis de Nova Fátima, suas modinhas e as belezas do Cerrado. Graças ao Viva e Reviva, Hidrolândia se viu no espelho e gostou do que viu.

Aprofundamento
O próximo passo será a criação de um museu para abrigar o que as escolas produziram e o que os técnicos do Museu Antropológico da UFG, um dos parceiros no projeto na cidade, identificaram como elementos importantes para a história da cidade. Eles fizeram um mapa patrimonial junto à comunidade. O envolvimento de inúmeras instituições no projeto foi o diferencial em relação aos projetos realizados anteriormente pela Secretaria em outras cidades.
Desde janeiro de 2010, o projeto Viva e Reviva Hidrolândia envolveu 1.042 alunos e 93 professores de 14 escolas municipais e estaduais de Hidrolândia. Um total de 14 projetos foi desenvolvido pelas escolas e comunidade. Os técnicos do Museu Antropológico capacitaram 26 professores em Patrimônio Cultural e Musealização em Hidrolândia. O curso teve 48 horas e foi realizado entre os dias 24 e 31 de agosto.
Durante a 1ª Mostra do Viva e Reviva Hidrolândia, as escolas apresentaram os trabalhos em estandes montados em volta de um palco onde estudantes encenaram fragmentos do livro de crônicas de Marieta Telles e do texto Braço Quebrado, de José Mendonça Teles. O escritor e jornalista Luiz de Aquino visitou a mostra e assistiu às apresentações dos alunos. A próxima etapa do Viva e Reviva na cidade deverá aprofundar os estudos e as pesquisas em torno da formação dos bairros e das diferentes expressões da cultura local.