UFG aplica vestibular no domingo

 

Concurso coincide com provas do enade. mais de 34 mil candidatos disputam 5,3 mil vagas em Goiás

 

Os mais de 34 mil candidatos inscritos para o vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) farão no domingo, dia 21, a partir das 13 horas, a prova da primeira etapa do processo seletivo. O certame será realizado no mesmo dia em que também serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pelo Ministério da Educação (MEC), para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior (veja quadro).

Exatamente por causa da coincidência de datas, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, orienta aos vestibulandos da instituição que organizem com antecedência o deslocamento para os locais de prova. "É bom sair mais cedo de casa e conferir, antes, qual é o melhor trajeto. Por ser domingo, principalmente quem utiliza o transporte coletivo pode enfrentar dificuldades", alerta, lembrando que a prova terá duração de cinco horas e os portões de acesso às salas estarão abertos ao meio-dia.

O vestibular 2011-1 da UFG é o maior da história da instituição, no que diz respeito ao número de inscritos. Antes, o recorde de inscrições havia sido em 2006: 32 mil candidatos. Mais uma vez, o curso de Medicina é o mais concorrido, com 5,5 mil inscrições homologadas - 50 candidatos disputarão cada uma das 110 vagas oferecidas. A graduação é oferecida apenas na capital, onde também estão os outros cinco cursos mais concorridos nesse processo seletivo: Engenharia Civil (34 candidatos por vaga); Direito Matutino (28 por vaga); Direito Noturno (24); Psicologia (21) e Arquitetura e Urbanismo (19).

No atual processo seletivo, a UFG está oferecendo um total de 5,3 mil vagas, assim distribuídas: 3.348 em Goiânia; 904 em Catalão; 900 em Jataí; e 150 na cidade de Goiás. Entre os inscritos, 18,7 mil (quase 50% dos candidatos) optaram pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 para a composição da média final - segundo informou ao POPULAR a pró-reitora Sandramara Chaves, os problemas envolvendo o exame, nas últimas semana, não irão interferir no processo, já que a nota só será considerada entre os aprovados para a segunda etapa, que tenham feito essa opção.

Protesto
Ontem, aliás, estudantes secundaristas goianos - a exemplo de outros estudantes do País - realizaram, no Parque Vaca Brava, uma manifestação pública dirigida ao Ministério da Educação como alerta. O protesto foi organizado, ao mesmo tempo, em várias cidades brasileiras e os jovens deram o seu recado: eles não querem que os erros ocorridos no Enem 2009 e no Enem 2010 se repitam nas próximas edições do exame, utilizado como critério para seleção e concessão de bolsas em instituições de ensino superior de todo o Brasil.


No domingo, quando ocorre a primeira fase do vestibular da UFG, os inscritos - dos quais 9.446 pelo Programa UFG Inclui, o programa de cotas da universidade - farão uma prova com 90 questões objetivas, envolvendo conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Física. A prova, nesse caso, é comum a todos os cursos.

Já a segunda etapa do vestibular 2011-1 da UFG está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro e tem provas que variam por grupo de curso, com questões discursivas de caráter interdisciplinar. Nessa fase também será realizada a prova de Redação.

Enade vai avaliar 450 mil universitários

Os 450 mil universitários a serem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2010 farão as provas do Ministério da Educação (MEC) no próximo domingo, dia 21, quando também será realizada a primeira fase do vestibular 2011-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Enade será aplicado a partir das 13 horas - em locais divulgados pelo governo federal, desde o último dia 5, nos sites www.inep.gov.br e enade.inep.gov.br -, assim como a prova da UFG.

Neste ano, o Enade vai avaliar estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e também dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. Os estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Agronegócios, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental serão avaliados pela primeira vez.

Criado pelo MEC em 2004, o Enade tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil, com o intuito de buscar melhorias para essa área da Educação. Para isso, o governo federal avalia estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados, que devem, ainda, responder a um questionário.(P.D.)