Educação inaugura reforma de escola no Itatiaia

Goiás Agora – 10/08/2010

A reforma do Colégio Estadual Waldemar Mundim, que envolveu R$ 897.539,62, será inaugurada às 8 horas de hoje pela secretária da Educação, Milca Severino. Ela será recebida pelos 600 alunos e professores do turno matutino e visitará as dependências da escola, segunda colocada no Enem entre as escolas da capital e quinta em relação às escolas em todo o estado.

As obras incluíram a substituição do telhado nos três pavilhões, remodelação do espaço físico, a troca do piso, pintura geral, reforma de banheiros e da cozinha, adequação na sala de informática, sala dos professores e na biblioteca, além de um pátio coberto. A comunidade ajudou a escola a construir uma praça pedagógica, destinada a atividades de educação física, capoeira, judô e leitura. Aproveitando o declive do solo, a comunidade construiu um teatro de arena nessa praça.

Antes das reformas e da construção da praça pedagógica, a escola tinha cerca de 700 estudantes. Com as obras, o número de alunos foi ampliado para 1.276 em três turnos. A escola atende no ensino fundamental e no ensino médio, e possui 60 professores e 50 funcionários, todos concursados. Atualmente, são cinco os professores com mestrado e outros dois estão fazendo o curso.

Esse número de educadores ainda é reforçado pela presença de estagiários da Universidade Federal de Goiás na escola. Só no primeiro semestre deste ano, 76 estudantes de licenciaturas em diversas áreas acompanharam os trabalhos na escola, contribuindo para um melhor atendimento aos estudantes. Isso se dá graças à parceria da Secretaria da Educação com a universidade, pela qual professores recebem bolsas para orientar os universitários. No primeiro semestre, seis professores do Waldemar Mundim receberam do Programa de Iniciação à Docência da UFG bolsa no valor de R$ 600,00 para orientar os estagiários dentro de suas atividades.

A parceria permite ainda que os alunos do Waldemar Mundim participem de espetáculos teatrais da universidade, de cursos vocacionais, atividades no laboratório de Biologia e possam até trabalhar na Funap (Fundação de Apoio à Pesquisa). Quatro estudantes já são funcionários da fundação. Mais informações: (62) 3201-3020.