Exposição mostra comunidades quilombolas

Exposição mostra comunidades quilombolas

 

O Popular - 19/04/2010

 

A Galeria de Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás apresenta ao público a exposição fotográfica Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, que já passou por mais de 15 cidades brasileiras. O registro fotográfico, inédito, é assinado pelo fotógrafo e documentarista paulista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente.

O trabalho é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil, incluindo o Quilombo de Cavalcante, na região do Cerrado, na Chapada dos Veadeiros, próximo aos municípios de Teresina de Goiás e Monte Alegre.

A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afro-descendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.

A exposição, que em Goiânia tem o patrocínio da Petrobras, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; 7 fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, 6 fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, 2 mapas, 5 painéis de textos e legendas.

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

Exposição: Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência
Local: Faculdade de Artes Visuais Câmpus 2 da UFG – Samambaia.
Fone: 3521-1445 www.fav.ufg.br/galeriadafav
Visitação: De hoje a 14 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 12h  e da 13 às 17h

Entrada franca