Inchaço causa grau de exclusão social grande

“Inchaço causa grau de exclusão social grande”

Especialista que participou do agenda aparecida diz que é preciso rever “o que é urbano”

Camila Blumenschein

O 6º Fórum do Agenda Aparecida, Minha Cidade, o último do projeto, foi realizado ontem pela manhã na Escola Municipal Jardim Olímpico 2, com a abordagem dos problemas da região Santa Luzia e contou com a palestra da professora de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marta Rovery de Souza, que elucidou o tema Construindo uma Cidade.

O Agenda Aparecida é um projeto promovido pelo jornal O POPULAR e pela Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, que envolve seis fóruns de discussão regionais em bairros da cidade, seis cadernos especiais editados pelo jornal, um concurso de fotografia entre moradores, além da campanha “Eu Cuido da Minha Cidade”, mostrando as pessoas que fazem algo de concreto em benefício da região em que moram.

O resultado do concurso de fotografia “Minha Cidade, Minha Imagem” também foi anunciado no evento ontem. Os ganhadores Luciana Lopes da Costa (1º lugar), Deinnis Nagnner da Silva (2º lugar) e Thálita Proença Bueno (3º lugar) receberam os troféus pelas fotografias que tiraram. O diretor de apoio operacional da Organização Jaime Câmara, Tadeu Câmara, falou na abertura do fórum sobre a importância do projeto à cidade de Aparecida de Goiânia e à sua população.

“O jornal O POPULAR não transige e nem concede em sua fidelidade aos interesses maiores da sociedade. Essa atitude oferece o ambiente amigável e consistente para que essa diversidade convirja e se traduza, como facilmente é possível verificar nesta ocasião, em elementos de real interesse da população, possibilitando benefícios que elevem o seu bem estar e qualidade de vida”, declarou.

A professora Marta Rovery, que desenvolve projetos de pesquisa em saúde coletiva, sociologia da saúde e estudos populacionais revelou em sua palestra estatísticas que mostram que até 2030 quase 5 bilhões de pessoas estarão vivendo em cidades.

Pensando nestes dados, Marta destacou a questão da intensidade da urbanização e dos contrastes entre pobreza e riqueza existentes em todas as cidades. “Hoje todas as pessoas querem viver nas cidades. Esse inchaço gera um grau de exclusão social muito grande. É preciso rever a discussão do que é urbano por causa dessas mudanças”.

Marta destacou que o Estado de Goiás é um área de retenção migratória nacional e regional, isto é, o Estado se configura como uma região que está retendo a população de outras cidades do País. Para que os problemas das cidades sejam resolvidos, segundo Marta, “é preciso que cada uma seja pensada em relação àquelas que estão no seu entorno e também contar com a participação da população”, disse referindo-se à importância da realização de fóruns como o Agenda Aparecida. “A cidade é o espelho das condições de vida da população. É muito importante a opinião das pessoas para a resolução dos problemas. As formas de enfrentar esses problemas precisa ser revista atualmente”, salientou.