UFG cria simulador de microscópio para estudantes de EaD

reuni.mec.gov.br - 20/07/2010

Com o objetivo de fornecer aos estudantes de educação a distância (EaD) conhecimentos que lhes permitam manipular um microscópio, e proporcionar um conteúdo com atividades educativas que antes só seriam viáveis em laboratório, o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lança o Microscópio Simulado em Realidade Virtual Aumentada (Mira). O lançamento será dia 4 de agosto, na sede do Ciar.

O software foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ciar e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O microscópio possui recursos didáticos que orientam o estudante de educação a distância, conhecer o aparelho e realizar a leitura de lâminas mesmo que virtualmente. Por meio do Mira, os estudantes poderão visualizar células que constam no banco de dados do programa e analisá-las como se estivessem diante de um microscópio real.

Além disso, o microscópio conta com uma tecnologia de marcadores de realidade aumentada (já muito utilizada no meio publicitário) que são uma espécie de fichas contendo imagens que a webcam do aluno deverá decodificar para que sejam projetadas as imagens na tela do computador.

O projeto nasceu da necessidade de professores da modalidade EaD do curso de especialização em tecnologias aplicadas ao ensino da biologia, da UFG. Assim os alunos desse curso de especialização poderão a qualquer hora e local trabalhar com o microscópio mesmo sendo virtualmente. O recurso será disponibilizado na forma de um Cd-rom facilmente executável em qualquer computador.

De acordo com um dos participantes da equipe que desenvolveu o Mira, Silvestre Linhares já existe a previsão de complementação do microscópio. Dessa forma serão acrescentadas funções que o aproxime de um microscópio eletrônico.