Nelore Qualitas inaugura Centro de Avaliação de Touros em Goiânia

Portal Fator Brasil

29/07/2010 - 08:51

Local servirá para experimentos com 280 animais da raça Nelore e será inaugurado no dia 20 de agosto


O Grupo Nelore Qualitas, em parceria com a Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), inaugura no dia 20 de agosto o Centro de Avaliação de Touros Nelore Qualitas, em Goiânia (GO). O projeto consiste em dois experimentos: a Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros e a Avaliação da Qualidade de Carcaça. Ambos analisarão animais provenientes do Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas.

Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros reunirá 120 touros com alto valor genético da safra 2008 do Programa e visa a identificação dos reprodutores com maior potencial de produção de carne e menor ingestão de alimentos. Esses animais receberão dieta controlada, serão pesados e analisados a cada 21 dias. Com idade média de 22 meses, os animais serão avaliados durante 105 dias.

Já a Avaliação de Qualidade de Carcaça analisará, em regime de confinamento, 160 animais, que serão separados de acordo com peso e idade para receberem a mesma dieta durante 105 dias. Para acompanhar o crescimento, após o período de adaptação os animais serão pesados a cada 21 dias. No final do experimento os animais serão abatidos para avaliação das características das carcaças (gordura, rendimento e maciez da carne).

De acordo com o professor adjunto da Escola de Veterinária da UFG e coordenador do projeto Nelore Qualitas - EV/UFG, Dr. Juliano Fernandes, a parceria público-privada é uma alternativa importante e salutar para o progresso da ciência no Brasil. “Encontrar uma empresa que acredita nas instituições de ensino e pesquisa para desenvolver esse tipo de projeto é muito importante, pois gera e transmite conhecimento para a comunidade com bastante eficiência”, afirma.

Émerson Moraes, zootecnista e diretor da Qualitas Consultoria, explica que os dados coletados serão incorporados ao programa de melhoramento Nelore Qualitas. “Os resultados e avaliações serão divulgados em dias de campo e os animais avaliados serão comercializados em leilões ao final dos testes anuais”.

O que é o Nelore Qualitas - O Nelore Qualitas é um programa de melhoramento genético empregado na avaliação e aprimoramento da raça nelore com o objetivo claro de aumento da qualidade, eficiência e produtividade do rebanho, ampliando os índices de rentabilidade e lucratividade do pecuarista. O programa tem respaldo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por intermédio da certificação CEIP (Certificado de Especial de Identificação e Produção) que legitima os animais mais destacados (20%) que foram acompanhados e qualificados pelo Nelore Qualitas. E isso é muito importante quando se quer uma qualidade legitimada nacional e internacionalmente dos animais. Os centros de pesquisas, universidades e cientistas notórios em várias áreas do conhecimento também são aliados no desenvolvimento e aprimoramento das pesquisas e avaliações feitas pela Qualitas Agronegócios, gerando resultados ainda mais reais.