Festival de Cinema Universitário Perro Loco

Movimento Cultural Brasil - 23/08/2010


Quarta edição acontece de 24 a 29 de agosto

De 24 a 29 de agosto será realizado no Campus II da Universidade Federal de Goiás – Goiânia /GO o  Festival de Cinema Universitário Latino Americano – Perro Loco. O evento é o maior festival universitário de cinema da capital goiana e utiliza o audiovisual, a música e a arte para discutir aspectos sócio-culturais regionais e latinos junto às comunidades. O festival dispõe da estrutura necessária para a recepção da imprensa que terá acesso a todas as atividades e convidados.

Durante os seis dias de festival, serão exibidos 88 filmes divididos entre Mostra Competitiva (42) – vídeos inscritos no festival por universitários de sete países da América-Latina – e Paralela (46), composta por produções que não concorrem à premiação e abordam temáticas sócio-políticas, fases do cinema latino, ou que homenageiam uma personalidade por sua obra cinematográfica. Neste ano, participam do Perro Loco: Ivan Cardoso, Paulo César Pereio, Pablo Lamar, Cavi Borges, Joana Galvão, além de estudiosos do cinema.

A programação abrange ainda atividades culturais e pedagógicas. Serão 13 shows com bandas goianas e de todo o Brasil, que variam do samba ao heavy metal, um projeto interativo – Batalha de Youtube – e uma apresentação de Hip Hop. Além disso, são duas oficinas (Super 8 – ministrada por Pedro Merege; e Audiovisual em novas Mídias: microfilmes e a cultura do remix – ministrada por Vitor Alli), dois grupos de discussão que englobam técnicas de filmagem e temáticas acadêmicas.  O evento também promove um encontro de cineclubistas. Todas as atrações e atividades são gratuitas.

O Perro Loco é um projeto de extensão da UFG e já está na quarta edição.  O festival surgiu como uma forma de alterar a rotina da faculdade e atualmente envolve 25 participantes fixos. O coletivo trabalha o ano inteiro para a realização do evento e de mostras itinerantes, que percorrem todo o país e a América Latina promovendo a difusão cultural.