Primavera Musical - destaque para a Banda Pequi

O Popular, 12 de outubro de 2010

Pirenópolis sedia de hoje a domingo o 11º Canto da Primavera, com programação que inclui shows de Mônica Salmaso e Zélia Duncan, além de várias atrações regionais

Rodrigo Alves

Aproveitando o final do feriadão, a 11ª edição do Canto da Primavera abre hoje, em Pirenópolis, uma extensa programação que unirá oficinas musicais e shows de atrações nacionais e regionais em diversos pontos da cidade. Hoje, às 20 horas, no Entroncamento Cultural, um dos espaços do festival, a música instrumental popular da Banda Pequi dará o pontapé inicial ao programa, que contará, em seis dias de programação, até domingo, ainda com 26 nomes regionais e mais 3 grandes shows no fim de semana.

Entre os nomes locais que começam a se apresentar já a partir de amanhã, se dividindo entre o espaço do Cine Pireneus e o Teatro Sebastião Pompeu de Pina, a programação terá gente como Sabah Moraes, Alice Galvão, Diego e o Sindicato, Nilton Rabello, Trivoltz, Torre de Jamel, Juraildes da Cruz, entre outros. Já no fim de semana, o palco principal receberá três grande shows com artistas de fora: Mônica Salmaso, na sexta-feira, Zélia Duncan, no sábado, ambos após as 22h30, e a Chocolate Groove Band acompanhada por Pepeu Gomes e Alceu Valença, às 18 horas, no domingo.

Ainda hoje, depois da apresentação da Banda Pequi, o Teatro Sebastião Pompeu de Pina será o ponto de partida do grupo Serenata dos Trovadores dos Pireneus, composto por diversos músicos que vão percorrer as ruas da cidade histórica a partir das meia-noite. Sob o comando do ator e humorista Juquinha e de Cléo Cunha, o grupo vai entrar pela madrugada interpretando antigas serestas.

Oficinas

Além do palco principal, do Entrocamento Cultural, do teatro e do Cine Pireneus, o Canto Primavera terá uma programação musical complementar que passará ainda pela Igreja Matriz, no domingo, e o palco montado no Coreto, no sábado. Somando-se às apresentações musicais o festival - organizado pela Agência Goiana de Cultura (Agepel) - terá também durante a semana diversos tipos de oficinas musicais, cuja inscrições encerraram-se há um mês. Entre elas, cursos de bateria, percussão, contrabaixo, sax e flauta, piano e teclado, violão e guitarra e técnica vocal.


À frente de algumas delas, a Agepel destacou nomes como a cantora Mônica Salmaso, uma das atrações principais dos palcos. Os oficineiros vão se revezar nos espaços das Escolas Tia Olívia e Comendador Joaquim Alves, pelas manhãs e tardes. O encerramento dos cursos vai culminar em uma grande apresentação conjunta de professores e alunos, aberta ao público, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, no domingo, às 11 horas.

Neste ano, uma das novidades do festival é a programação interna voltada para artistas e músicos. Uma delas é a oficina Estudo Sobre o Canto na Música Popular Brasileira, que vai atender aqueles que se preocupam em aperfeiçoar os conhecimentos musicais, em uma parceria com universidades que trabalham com música em Goiás.

Samba, folk e groove

O Palco do Rosário, maior estrutura do Canto da Primavera, vai receber a partir da sexta nomes de peso da MPB. A primeira a se apresentar será cantora Mônica Salmaso, acompanhada do Quinteto Pau Brasil, formado por Teco Cardoso (sax e flautas), Ricardo Mosca (bateria), Nelson Ayres (piano), Rodolfo Stroeter (baixo) e Paulo Bellinati (violão). Mônica entra em cena às 22h30, em um show baseado em composições de Chico Buarque.

O show tem como ponto de partida seu mais recente projeto, Noites de Gala, Samba na Rua, que culminou na gravação de seu primeiro DVD. Paulistana, Salmaso havia gravado até então cinco CDs. Considerada uma das mais representativas vozes de sua geração, ela cultua as composições de Chico há tempos. Depois de ter feito uma apresentação dentro de uma exposição sobre a história do compositor, em 2004, e de ter sido a única convidada para figurar então no show mais recente dele na ocasião, ela resolveu pôr em prática o projeto de gravar apenas composições de Chico em um único trabalho.

Para a empreitada, Mônica providenciou a companhia do quinteto, com o qual sempre manteve forte ligação. A escolha do repertório foi feita em conjunto, formatando um trabalho que combinou a voz suave dela e a sonoridade do grupo. O resultado foi tão bom que rendeu elogios emocionados até do próprio homenageado. Com Noites de Gala, Samba na Rua, Mônica fez uma turnê que percorreu 21 cidades de todas as regiões do País, incluindo duas apresentações em Goiânia.

Autoral

Atração do sábado, Zélia Duncan traz, por sua vez, o show Pelo Sabor do Gesto, título de seu mais recente CD, indicado ao Grammy Latino. No trabalho, Zélia se aprofundou no seu lado autoral e recebeu inúmeros elogios da crítica. Considerado por muitos com um dos melhores entre seus últimos lançamentos, o disco faz uma mistura bem azeitada de MPB, folk e pop-rock e, entre as diversas parcerias para ser produzido, contou com nomes de peso como Fernanda Takai, Zeca Baleiro, Rita Lee, Chico César, entre outros.

Três faixas, em especial, mereceram mais atenção do público, entre elas Tudo Sobre Você, Aberto e Todos os Verbos, esta última inspirada na história de uma fã que interpreta a canção com gestos para deficientes auditivos. O disco e o show foram produzidos por John Ulhoa, marido da Fernanda Takai, ambos do Pato Fu. A cantora natural de Niterói (RJ) ganhou há pouco também o prêmio de melhor cantora no 21ª Prêmio da Música Brasileira.

Mistura

Para encerrar a edição 2010 do Canto da Primavera, no domingo, o baterista goiano Chocolate, da Chocolate Groove Band, convida os cantores e instrumentistas Pepeu Gomes e Moraes Moreira, que vêm acompanhados ainda do filho de Moraes, Davi Moraes, para dividir o Palco do Rosário, a partir das 18 horas. A proposta da mistura repete a fórmula do projeto que o baterista, integrante da trupe de Lulu Santos, manteve no Rio de Janeiro e agora trouxe para Goiânia, onde há poucos meses voltou a se estabelecer.

O intuito é fazer um som calcado na black music misturado com o repertório dos convidados Alceu e Pepeu. Tudo em um show no qual impera, em grande parte do tempo, o espírito de improviso. Entre os ritmos previstos para o encontro do baterista e dos ex-integrantes do legendário grupo Novos Baianos estão estilos como soul, funk, rock e pop.