4º Festival Perro Loco começa nesta terça em Goiânia

24/08/2010 | 00:10 - Diário da Manhã

Desta terça-feira a domingo, alunos da Universidade Federal de Goiás promovem o 4º Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-americano. Com atividades concentradas no Câmpus 2 (ao lado do Conjunto Itatiaia, região norte da cidade), o evento oferece atrações para os estudantes e para a comunidade em geral, todas com entrada franca. Sessões de filmes, oficinas,
debates e shows estão na programação do festival.

A abertura do Perro Loco será nesta terça-feira, às 19h30, no Cine UFG. Ao todo, 214 filmes de 19 Estados brasileiros e sete países (Cuba, Chile, Colômbia, Argentina, México, Costa Rica e Equador) da América Latina foram inscritos na Mostra Competitiva Universitária do Perro Loco 4. Foram selecionadas 42 obras: 33 brasileiras e nove internacionais provenientes de quatro países (Argentina, Costa Rica, Chile e Equador), que contemplam 35 instituições de ensino superior. A programação inclui também mostras paralelas de cinema latino e brasileiro e homenagens a Ivan Cardoso e Paulo César Pereio, convidados do festival.

Marina Costa, da comissão organizadora desta edição, explica que o evento é totalmente realizado com a participação de estudantes, a maioria da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). “No total, temos 25 participantes, em grande parte da Facomb, pois o Perro Loco é um projeto de extensão da Comunicação, mas temos também envolvidos na organização estudantes e recém-formados de outras áreas, com colegas da Filosofia, da Geografia e da Faculdade de Artes Visuais”, conta ela, referindo ao chamado Coletivo Perro Loco. Além do apoio da UFG, o evento conta com o auxílio do Ministério da Cultura e de leis de incentivo à cultura do Estado e do Município.

Segundo Marina, a mostra competitiva foi definida tendo como critérios principais a qualidade cinematográfica dos inscritos e a inovação ou experimentação na narrativa e na estética. “Já as mostras paralelas, debates e homenagens foram norteados pelo tema do festival deste ano, que é o rito de passagem, em suas várias leituras e perspectivas. Baile Perfumado e O Homem que Engarrafava Nuvens, por exemplo, estão na mostra porque, além de sua qualidade cinematográfica, trazem momentos diferentes do cineasta pernambucano Lírio Ferreira: o início de sua carreira e o seu filme mais recente, num intervalo de mais de dez anos”, explica.

O conceito de rito de passagem, mas num contexto de transformação social, foi a inspiração para debates como México, o Zapatismo e Outros Movimentos Populares, amanhã às 10 horas. A sessão especial de Iracema, Uma Transa Amazônica, segundo o Coletivo Perro Loco, deve-se sobretudo ao rompimento dos limites tradicionais entre o documentário e a ficção, uma das principais características do longa-metragem.

“O filme é um marco do cinema brasileiro e a participação do Paulo César Pereio, nosso convidado, é fundamental para este sucesso, por isso também a homenagem a ele. O zapatismo e os movimentos populares são tema de um debate porque as transformações sociais são, também, sinônimo de mudança e se encaixam na nossa proposta de abordar o rito de passagem”, observa Maria. Outro homenageado do festival, frisa Marina Costa, é o cineasta e fotógrafo Ivan Cardoso, que participou há alguns anos da Mostra Trash de Cinema Independente.

 “O Ivan está comemorando 40 anos de carreira com uma produção extensa, repleta de inovações e variada, apesar de nem tão conhecida assim, principalmente seus documentários sobre arte”, completa a coordenadora do festival. Logo após a solenidade de abertura do Perro Loco, no Cine UFG, será exibido um documentário de Ivan: ABC do Amor de Tim Maia.

Programação

Todas as atividades do Perro Loco têm entrada franca e são abertas à comunidade. As oficinas, porém, que oferecem certificado e exigem inscrição, já estão fechadas. No entanto, além de entrada livre para todas as mostras, o público também tem acesso aos debates.

Desta terça-feira a sábado, as sessões de cinema serão realizadas no Cine UFG (no complexo da Faculdade de Letras), no período da manhã e da tarde. O resultado da mostra competitiva será divulgado sábado à noite. No domingo, os filmes vencedores da mostra competitiva serão exibidos no Centro da cidade, no Cine Goiânia Ouro, também com entrada gratuita. Também consta da programação a realização de shows com artistas de Goiânia e de outros Estados, sempre à noite, também no Campus 2.