FAV/UFG promove mais um Agosto das Pipas

Renata Santos - O Popular // goiasnet

A brincadeira de soltar pipa, iniciativa de professores da Faculdade de Artes da UFG, movimenta as tardes de quinta-feira no Câmpus 2


Quem tiver pipa ou raia, como também é chamado o brinquedinho que volta a conquistar crianças e adultos, pode levar para uma tarde de brincadeiras ao vento no gramado que fica entre a Faculdade de Artes Visuais da UFG e o Centro de Convivência, no Câmpus 2, de sexta-feira (27), a partir das 16 horas.

Trata-se do Agosto das Pipas, projeto que é uma empreitada comandada pelos professores Cleomar Rocha, Alice Martins e Manoela Afonso, da FAV/UFG.

A iniciativa movimentou durante as sextas-feiras deste mês o espaço com a presença de crianças e adultos, entre estudantes e professores da UFG, familiares e outras pessoas da comunidade. Segundo Alice Martins, a iniciativa surgiu de forma despretenciosa. “Queríamos era reservar um tempo para brincar mesmo, mas as pessoas foram chegando com suas pipas e o projeto tomou forma”, diverte-se.

Manoela Afonso, que imprimiu suas xilogravuras nos papéis de algumas pipas, revelou que de uma experimentação inicial – dia 27 será a última sexta-feira da fase inicial do projeto –, mas que já deve dar frutos. “A gente agora quer criar um hábito, mesmo que a brincadeira for feita com pipas compradas ou elaborada de forma rápida. Também temos a intenção de montar oficinas para fazer as pipas previamente”, explica.

Cleomar Rocha, professor da área de arte e tecnologia, adianta que o projeto deve ter continuidade. “Nosso grupo de pesquisa quer dar seguimento ao projeto de pipas virtuais, com imagens e simulações feitas no computador que depois poderão ser exibidas em espaços públicos, como o Planetário”, revela.

Projeto: Agosto das Pipas
Data: Sexta-feira (27), a partir das 16 horas
Local: Gramado entre a Faculdade de Artes Visuais e o Centro de Convivência – Câmpus 2 da UFG
Entrada franca