Data do novo Enem pode coincidir com vestibulares

Exame - veja.com

20 de novembro de 2010

PUC de São Paulo e universidades federais e estaduais realizam provas na primeira quinzena de dezembro, data escolhida pelo MEC

Nathalia Goulart

O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira que os estudantes prejudicados pelos erros de impressão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 farão uma nova prova na primeira quinzena de dezembro - a data exata ainda não foi definida. A realização da nova avaliação, contudo, pode coincidir com as datas de alguns vestibulares importantes do país.

Se o MEC optar por um dia do fim de semana de 4 e 5 de dezembro, pode sobrepor o Enem aos exames da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Estadual de Minas Gerais e da Universidade Federal do Paraná (dia 5). A Federal de Viçosa aplicará exames nos dia 4 e 5.

No fim de semana seguinte, é a vez das federais de Goiás (UFG) e Bahia (UFBA), que realizarão exames no dia 12. No dia 11, está marcada avaliação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Vale lembrar: as instituições federais levam em conta a nota do aluno no Enem em seus processos seletivos. Se tiverem de optar por um dos exames, os estudantes perdem esse benefício.

Ainda é desconhecido o número de estudantes que realizarão o novo Enem. Segundo o MEC, ainda estão em avaliação os episódios em que os erros de impressão na prova amarela e a troca de cabeçalho de fato foram prejudiciais ao desempenho dos candidatos. Além disso, esses estudantes podem optar por não realizar nova prova.

O MEC garantiu que o cronograma da edição 2010 do Enem não sofrerá alterações. Assim, os resultados finais deverão mesmo ser divulgados na primeira quinzena de janeiro, a despeito da nova prova marcada para dezembro.