Bariani Ortencio vai receber Título de Doutor Honoris Causa

Escritor premiado, educador, folclorista e um agente ativo entre os mais importantes da vida cultural em Goiás, Bariani Ortencio foi laureado com o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás. A concessão do título foi proposta da Faculdade de Educação e houve unanimidade do colegiado superior da Reitoria. A data para a solenidade de titulação ainda será discutida entre o cerimonial da UFG e o homenageado.

Ao comentar a homenagem, Bariani Ortencio disse que todo reconhecimento é bem-vindo. “Porém, este título da UFG representa o ápice de um trabalho que tenho feito ao longo de tantos anos, seja dando palestras em escolas, promovendo ou incentivando eventos e atividades culturais, isso sem falar da educação e da literatura propriamente dita. É muita satisfação”, disse Bariani por telefone ao POPULAR, enquanto voltava de uma palestra em Urutaí.

Waldomiro Bariani Ortencio nasceu na cidade paulista de Igarapava, em 24 de julho de 1923, lugar onde iniciou seus primeiros estudos. Em 1938 sua família mudou-se para a nova capital. Já adolescente, fez o curso ginasial e Científico no Liceu de Goiânia e ingressou no curso de Farmácia e Odontologia, desistindo logo em seguida.
A partir daí, sua vida dividiu-se entre a literatura e as carreiras de professor e empresário, colaborando em vários jornais como cronista. Foi presidente da União Brasileira de Escritores – Secção de Goiás, pertence ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e faz parte da Comissão Nacional do Folclore. Em 1972, foi nomeado membro do Conselho Estadual de Cultura. Cronista do POPULAR, tem no currículo cerca de 40 livros, entre eles obras de referência sobre cultura regional, literatura e contos infanto-juvenis.