Agricultores familiares exibem seu potencial na Agro Centro-Oeste 2012

A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Isso quer dizer que boa parte da qualidade e da diversidade dos produtos que chegam à nossa mesa é resultado do trabalho e da resistência dos pequenos produtores. É por isso que a Agro Centro-Oeste, tradicional feira da região, em 2012, é Familiar. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com cooperativas de agricultores, sindicatos rurais, movimentos sociais, instituições públicas e demais entidades que promovem o desenvolvimento agrário da região.

Agro Centro-Oeste Familiar será realizada entre os dias 13 e 16 de junho de 2012, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia. A programação começará às 13 horas do dia 13, com a apresentação da Orquestra dos Violeiros do município de Nazário. Em seguida, às 14 horas, uma mesa de abertura dará as boas vindas aos participantes. Farão parte deste momento inicial o reitor da UFG Edward Madureira Brasil, o diretor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) Juarez Patrício de Oliveira Júnior, além de representantes das instituições parceiras do evento.

A expectativa é que duas mil pessoas visitem o local a cada dia do evento. Fazem parte do grande público da Agro Centro-Oeste Familiartrabalhadores do campo, produtores rurais, técnicos agrícolas, professores, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias e áreas afins, comerciantes e consumidores. No interior do estado, haverá caravanas saindo de diversos municípios, tais como Silvânia, Nazário, Palmeiras, Hidrolândia e Itaberaí. Até o dia 16, a feira funcionará das 8h30 às 19h30.

A programação da Agro Centro-Oeste Familiar será bastante diversificada e contará com exposição de alimentos e artesanato de 40 grupos de agricultores do estado. Seminários, cursos, divulgação científica, mostra tecnológica, atrações culturais e serviços para a comunidade também compõem as atividades. Veja mais emwww.agro.ufg.br/agrocentro.

Para comerciantes e para o público consumidor da Grande Goiânia, aAgro Centro-Oeste Familiar demonstrará o melhor da produção da agricultura familiar do estado: frutas de Itapuranga, horticultura orgânica de Silvânia, derivados do mel de Jataí, peixes de Uruaçu etc. Já para agricultores e profissionais, o evento representará a possibilidade de construção de um espaço comum de debate e encaminhamento de questões referentes às condições de trabalho e produção no campo.

Trajetória

Agro Centro-Oeste é promovida desde o ano de 2000 pela Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG e instituições parceiras. Inicialmente registrado como um projeto de extensão, o evento apresentou-se como uma oportunidade para a difusão de conhecimentos técnico-científicos e para a apresentação de empreendimentos tecnológicos, visando ao aperfeiçoamento daagricultura moderna em Goiás. Na ocasião, também foi objetivo da feira a tentativa de inserção do agricultor familiar na estrutura do agronegócio.

A partir de 2005, os organizadores do evento dirigiram sua atenção para a agricultura familiar, estabelecendo como prioridade a formação, a orientação técnica e a tentativa de impulsionar a produção organizada pelos pequenos produtores. A Agro Centro-Oeste seguiu anualmente até 2008. Em 2012, o evento é retomado com uma adjetivação que reforça tanto o êxito da feira em suas edições anteriores, quanto o compromisso da UFG com um grupo que é amplo, tem potencial produtivo, mas que necessita de espaços de afirmação e diálogo.

Parcerias

Compõem o trabalho coletivo de organização da Agro Centro-Oeste Familiar as seguintes entidades: Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater/GO);Prefeitura Municipal de Goiânia; Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar daUFG e do Centro-Oeste (Cecane UFG/Centro-Oeste); Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia daUFG; Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf); Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg); Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf);Comissão Pastoral da Terra (CPT); Fundação de Apoio à Pesquisa(Funape); Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO); eSecretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro).

FONTE

Universidade Federal de Goiás
Patrícia da Veiga - Jornalista