Trabalho segue após inauguração

Prefeito entregou obra ontem sem estar concluída. Outros corredores serão construídos

Alfredo Mergulhão
28 de junho de 2012 (quinta-feira)

 

Nem mesmo o trabalho dos operários que vararam a noite de terça-feira conseguiu finalizar a construção do Corredor Universitário, inaugurado ontem pelo prefeito Paulo Garcia (PT), candidato à reeleição. Esta foi a última grande inauguração de obra antes do vencimento do prazo permitido pela Justiça Eleitoral, dia 7 de julho. Nos últimos dias, o prefeito entregou o Parque Zoológico, a Maternidade Dona Íris e o Parque Mutirama, sendo que os dois últimos também estavam inacabados.

Ligando a Praça Cívica a Praça da Bíblia, o Corredor Universitário foi o primeiro dos 14 eixos viários da capital a ser executado dentro do projeto da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), de priorizar o transporte coletivo. Assim que as obras finalizarem, será dado início aos trabalhos de construção do Corredor T-7, entre o Terminal Bandeiras e a Praça Cívica. Os dois primeiros corredores serão conectados, formando um eixo de deslocamento entre as duas extremidades. O prefeito também adiantou que as obras do Corredor Norte-Sul devem começar ainda neste ano, mas não estabeleceu prazo para o início.

Enquanto ocorria a solenidade de inauguração, operários ainda trabalhavam na obra. Quem entrou na última escala, ficou das 17 às 23 horas retirando entulho e limpando as vias. O trecho mais crítico é a Praça Universitária, onde ainda faltam calçadas e ciclovia. Paulo Garcia afirmou que não vai “ficar bravo” com o fato do trabalho não ter finalizado a tempo para o evento. “O que interessa é que a cidade está bonita, com uma obra importante para quem mora aqui”, disse.

O projeto da CMTC contemplará 102 quilômetros de vias arteriais da capital. Todos seguirão o mesmo conceito do Corredor Universitário, mas com especificidades. Os projetos foram elaborados em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

MUDANÇAS

O projeto prevê calçadas sustentáveis, corredores preferenciais para o transporte coletivo e proibição de estacionamento na faixa da direita, onde os carros podem circular somente até a próxima conversão. No trecho da Praça Universitária, ainda é permitido estacionar no lado direito dos anéis interno e externo, com exceção das curvas, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Também foram criadas ciclovias ao longo de todo o corredor e instalados fiscalização eletrônica e semáforos reprogramados.

Com as mudanças, a expectativa da CMTC é que o tempo de viagem nas 25 linhas de transporte coletivo que trafegam pelo corredor universitário seja reduzido de 30% a 50%. Ao todo, o eixo possui 2,5 quilômetros de extensão, com média de 50 mil usuários de ônibus por dia no trecho da Rua 10.