Os desafios do TCC

A dedicação, a criatividade e o planejamento podem assegurar uma nota 10 ao Trabalho de Conclusão de Curso

FELIPE COZ

Tudo começa a partir de um sonho de criança ou da família. As profissões, que antes eram brincadeiras de crianças como médico, engenheiro, piloto de avião, policial, jornalista, entre tantas outras, se tornam o desafio do vestibular para o ingresso nos caminhos do Ensino Superior até chegar à tão sonhada data da defesa da monografia e a notícia da aprovação. 

Essa foi a escolha e o caminho percorrido pela goianiense Lilian Americano do Brasil, 31, que sempre teve afinidade com assuntos relacionados à Biologia e à Veterinária. Lilian decidiu fazer o curso de Ciências Biológicas na Faculdade Araguaia, em Goiânia. Durante quatro anos, ela se dedicou a aprender as disciplinas do curso. No primeiro semestre deste ano, o último de sua graduação, Lilian elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A estudante foi orientada pelas professoras Maria Teresa (Faculdade Araguaia) e Daniela Motta (Universidade Federal de Goiás – UFG). “Perdi cinco quilos passei várias noites sem dormir, mas consegui concluir meu trabalho”, pontuou. 
Durante esse período, Lilian sentiu algumas dificuldades, mas também adquiriu bastante conhecimento a cada etapa cumprida de seu trabalho. “Durante a construção do meu TCC, percebi que as faculdades particulares ainda carecem de investimentos nas áreas de pesquisa e publicação de artigos científicos. Mas, com a ajuda das minhas orientadoras, superei essas dificuldades, concluí meu trabalho e agora posso realizar meu sonho profissional”.
Outro que também conquistou o sucesso na construção e apresentação de seu TCC foi o estudante de Ciências Biológicas, pela mesma instituição, Rafael Silva Castro, 23. Seu trabalho, que teve como tema Uso e Ocupação do Lago das Rosas Entre os Anos de 2002 e 2012 – Um Estudo de Caso, tratou dos benefícios e prejuízos causados à natureza pela ação do homem naquele Parque, especificamente.
Em meio aos estudos, Rafael descobriu a encantadora história deste ponto turístico da capital goiana, mas também encontrou dificuldades para acessar mapas e documentos históricos do Parque. “No dia da apresentação do meu trabalho para a banca examinadora fiquei um pouco ansioso, mas consegui explicar todos os pontos abordados em meu trabalho e fui aprovado, com indicação para mestrado. Agora, é só fazer as correções finais e me preparar para a formatura”, comemora.

As etapas 
Após se formar, existem muitos caminhos para complementar a graduação. A vida acadêmica pode continuar nos cursos de extensão como pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado, enfim o campo do ensino pode ser infinito dentro de uma determinada profissão. Mas o fim da primeira fase da formação acadêmica é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele será o instrumento pelo qual a faculdade ou universidade avaliarão o conhecimento adquirido pelo aluno durante o tempo dentro da academia. 
A estudante do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Raisa Ramos, venceu todas essas etapas em sua formação acadêmica. Ela desenvolveu um livro-reportagem fotográfico sobre música. O trabalho foi realizado em um semestre com fotos retiradas principalmente em suas férias na Europa.
“Durante o mês de abril realizei as leituras das bibliografias e fundamentei meu TCC. Então, tinha chegado o momento de arrumar as malas, preparar a câmera e ir a campo fazer meu trabalho”, comenta Raisa. A estudante realizou a parte prática do seu trabalho em shows nas ruas das cidades que visitou na Europa e apresentou seu TCC na última semana do mês de junho deste ano. “Durante o tempo que estive fazendo meu trabalho, minha gastrite ficou atacada, e fiquei muito nervosa às vésperas da apresentação para a banca examinadora. Mas agora, depois de apresentar meu TCC, me sinto bastante aliviada”, comemorou a formanda.
A escolha do tema, a bibliografia a ser estudada, o planejamento dos estudos, a execução do trabalho, que deve ser redigido e formatado de acordo com as rígidas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são todos fatores fundamentais para se construir um TCC nota 10.