Alunos terão atendimentos ofltalmológico e odontológico

Três consultórios itinerantes vão prestar atendimentos oftalmológico e odolontológico aos estudantes da rede pública estadual a partir do mês de agosto. A iniciativa será realidade por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os consultórios serão montados seguindo normas do Ministério da Saúde e vão dispor de todos os equipamentos necessários para atendimento, estoque de remédios e descarte de lixo hospitalar, entre outras ações.

Os consultórios levarão diversos benefícios aos alunos. Aqueles que passarem pelo consultório oftalmológico, por exemplo, e forem diagnosticados com algum problema visual, já sairão do local com os óculos em mãos. O custeio das atividades assistenciais dos consultórios itinerantes será assegurado, nos três primeiros meses, pelo Ministério da Educação. A partir do quarto mês, essa responsabilidade caberá ao Ministério da Saúde.

A Secretaria da Educação (Seduc) tem participação ativa no processo. Ela é a responsável por articular o projeto juntos aos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e também por definir os municípios que devem ser atendidos. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) também está na iniciativa. 

O hospital viabilizará os atendimentos - em cumprimento às diretrizes do MEC para graduação e residência médica e odontológica – e será o responsável por garantir a manutenção dos caminhões onde funcionarão os consultórios, bem como os equipamentos e os recursos humanos necessários. Um profissional de saúde ou da educação fará a triagem inicial obrigatória dos pacientes. As informações desse procedimento serão inseridas no Sistema de Monitoramento do Programa Saúde na Escola.

Fonte: Goiás Agora