Prosa versátil

Com obra indicada para o vestibular da UFG, Moacyr Scliar foi um autor eclético

Rogério Borges

 

F-F_WEB

Moacyr Scliar: último livro, Eu Vos Abraço, Milhões , está na lista do vestibular da UFG

 

O escritor gaúcho Moacyr Scliar era um homem afável, atencioso, bem-humorado e ótimo contador de histórias. Em sua vasta obra, composta por nada menos que 74 títulos, todas essas características afloram, às vezes de maneira ampla, outras de forma pontual. Isso o transformou em um dos principais autores brasileiros da segunda metade do século 20, inserindo temáticas que ainda não tinham sido suficiente exploradas em nossa tradição literária, como o judaísmo.

Ao mesmo tempo, soube acompanhar os assuntos em voga em um país em constante transformação, quando as cidades ganharam preponderância sobre a zona rural e os regionalismos, como o nascido no Nordeste nos anos 1930, ou o do interior brasileiro, forte nos anos 1940 e 1950, perderam espaço para uma prosa mais urbana, que tratava de diversos dilemas contemporâneos.

Um dos livros de Scliar, o romance Eu Vos Abraço, Milhões, foi inserido na lista de obras indicadas para a prova de literatura do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Trata-se de um contraponto interessante quanto aos outros trabalhos escolhidos para o processo seletivo, como o naturalista Aluísio de Azevedo e seu clássico O Cortiço ou o ultrarromântico Álvares de Azevedo com Lira dos Vinte’Anos.

Moacyr Scliar é um autor que se diferencia dos demais da lista, nem tanto por não ser um grande adepto da literatura fantástica de Murilo Rubião ou apostar na metanarrativa como ocorre na peça Uma Noite em Cinco Atos, de Alberto Martins. O autor gaúcho é mais eclético, passeando não só por diversos formatos, mas também alternando estilos e motes para seus livros, indo da política aos embates mais íntimos do indivíduo.

O romance indicado demonstra essa versatilidade. Eu Vos Abraço, Milhões é a última produção de Moacyr Scliar. O romance foi lançado em setembro de 2010 e o escritor morreu em Porto Alegre em fevereiro de 2011, de falência múltipla de órgãos, aos 73 anos.

A HISTÓRIA

No livro, o personagem principal é Valdo, um jovem idealista que se filia ao Partido Comunista Brasileiro e ruma para o Rio de Janeiro para tentar conhecer o líder da agremiação, um político que sempre admirara. Chegando lá, fica sabendo que seu ídolo fora para Moscou e não tem previsão de retorno.

Sem dinheiro e apoio, o rapaz precisa sair um pouco do mundo das ideias e voltar para a vida prática e esta é dura. Para sobreviver, ele começa a trabalhar nas obras de construção do Cristo Redentor, justamente um monumento que ele acreditava ser um símbolo de alienação.

Esse tipo de dilema é muito comum na prosa de Scliar, que gosta de abordar embates mais incomuns, em que bem e mal acabam ganhando nuances nada maniqueístas. Nesta obra em particular, o escritor lançou mão de outro recurso de que gostava muito: a história. Desde que começou a publicar e fazer sucesso, no final dos anos 1960, Scliar nunca se absteve de incluir nas narrativas, em contos e romances, vastos contextos históricos.

Em Eu Vos Abraço, Milhões, esse cenário é o da Coluna Prestes e da Revolução de 30, abrangendo as tensões políticas e sociais que pautaram a vida nacional naquela conturbada década de 1920, com frequentes declarações de estado de sítio e confrontos entre movimentos populares e tropas governamentais. Matéria-prima perfeita para um relato preciso e ao mesmo tempo metafórico de um tempo.

Formado em medicina, Scliar sempre conciliou as duas profissões, não raro unindo-as em seu trabalho. Vários de seus livros trazem essa comunhão de maneira explícita ou por percursos menos visíveis. A morte, o sofrimento e as agruras, do corpo e da alma, são elementos constantes na obra do escritor. Tanto em seus livros ficcionais quanto em seus não ficcionais, Scliar mostrava-se um árduo talhador da linguagem, preocupado com as artimanhas do enredo, com a caracterização dos personagens em níveis mais profundos. Culto, enchia seus trabalhos de referências e dialogava com os clássicos.

Tinha uma escrita sólida, consistente, surpreendente em muitos momentos. Para os vestibulandos da UFG, Eu Vos Abraço, Milhões, ainda que seja o último livro que Scliar escreveu, pode se tornar um primeiro contato que os leve a outras obras do autor.

 

Fonte: O Popular