Fapepi apóia 10° Simpósio Brasileiro de Educação Química

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí

 

Aconteceu, nesse domingo (29), no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty a abertura do 10°  de Educação (Simpequi). O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), através do Edital 04/2012 para a realização de eventos. Para esta edição do Simpequi serão realizadas discussões sobre a diversidade no ensino de Química; uso de jogos no ensino; crenças e percepções; educação a distância; a importância das Olimpíadas de Química; pós-graduação e especificidades; e História e Filosofia da Ciência.

Na abertura do evento, esteve presente a presidente da Fapepi, Bárbara Melo, assim como os convidados nacionais que vão participar de palestras durante o evento. “A Fapepi sente-se honrada em apoiar eventos desta envergadura e facilitar o intercâmbio entre pesquisadores”, comentou a presidente da Fapepi.

Nesta segunda-feira (30), acontecem a apresentação de posteres, comunicações orais de cinco trabalhos e palestras. A mesma rotina deve ser seguida na terça-feira (31), último dia de evento. Entre os convidados nacionais para as palestras e debates estão o professor doutor Alvaro Chrispino, do Cefet-RJ, e da ABQ e o prof. Roberio Fernandes Alves de Oliveira - IFRJ e ABQ.

O evento acontece no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Towers Rio Poty. O 10° Simpósio Brasileiro de Educação é um dos 13 eventos que foram contemplados do Edital 04/2012 da Fapepi para o apoio à realização de eventos. De acordo com a presidente do 10º Simpequi, Cleide Maria da Silva Leite, o evento está com bastante destaque no contexto nacional de ensino de química. “A ajuda concedida está entre os principais incentivos para a realização do evento porque é impossível não contar com a ajuda governamental para um evento deste porte”, ressalta a presidente do 10º Simpequi. Confira mais sobre a programação de palestras do 10° Simpósio Brasileiro de Educação.

Dia 30 (Segunda-feira)

13h30 - Painel: Diversidade metodológica no ensino de química. Palestrantes: Profa. dra. Clara Virginia Vieira Carvalho O. Marques - UFMA, Profa. dra. Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde - UFPI, Prof. dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares - UFG. Moderador: Prof. dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior - Fapepi/Uespi.

15h30 - Palestra: Crenças e percepções CTS de professores e alunos: resultados comparados de pesquisa. Palestrante: Prof. dr. Alvaro Chrispino - Cefet-RJ/ABQ. Apresentador: Prof. dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho - UFPI.

Dia 31 (Terça-feira)

11 horas - Palestra: Pós-graduação e as especificidades da Região Norte. Palestrante: Profa. dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves - UFPA. Apresentadora: Profa. dra. Monica Regina Silva Araújo - UFPI / ABQ-PI.

13h30 - Painel: Ensino de química na educação a distancia. Estatísticas e perspectivas futuras. Palestrantes: Prof. dr. Airton Marques da Silva - UECE / ABQ, Profa. dra. Ana Cristina Facundo da Silva - UFRN, Profa dra. Rosa Lina Gomes do N. Pereira da Silva - UFPI. Moderador: Prof. dr. Joaquim Soares da Costa Júnior - IFPI.

15h30 - Palestra: A importância das olimpíadas de química para o ensino. Palestrante: Prof. dr. José Milton Elias de Matos - UFPI. Apresentadora: Profa. MsC. Florinda do Nascimento Cersosimo - IFRJ/ABQ-RJ. 

 

Fonte: 180 graus