Cais registram aumento de viroses

Patrícia Drummond
10 de agosto de 2012 (sexta-feira)

O tempo seco deste mês de agosto, além de incômodo, pode favorecer a transmissão de viroses. E, se circula entre vizinhos ou membros de uma mesma família, pode se propagar ainda mais rapidamente. “A divisão de alimentos, o compartilhamento de louças e o ambiente fechado, em geral, são fatores que contribuem muito nesse sentido”, explica o médico Euler Sousa, clínico geral, que, ontem pela manhã, no Centro Integrado de Assistência Municipal à Saúde (Ciams) do Setor Novo Horizonte, atendeu uma estudante que dizia ser a décima pessoa da família com o mesmo quadro virótico em menos de uma semana.

“Desde a última terça-feira, outros nove parentes meus foram atendidos aqui com diarréia, como eu. Acho que devo ter pegado o vírus de uns primos, já que comi pipoca junto com eles”, relatou Amanda Oliveira, de 18 anos, aluna de Design Gráfico na Universidade Federal de Goiás (UFG). Após o atendimento médico no Ciams Novo Horizonte - bairro em que ela reside, assim como os familiares -, a garota foi encaminhada ao soro.

Um dia antes, na quarta-feira, o posto de saúde registrou cerca de 20 casos em que os pacientes relataram diarreia. “Isso não significa, contudo, que todas essas 20 ocorrências estejam relacionadas a uma virose ou que há uma epidemia, um surto”, destaca o médico Euler Sousa. “São cerca de 700 os tipos de vírus que podemos encontrar. Os mais comuns, hoje, são o da dengue, o da gripe, o H1N1”, afirma.

 

Fonte: O Popular