Goiano mostra na Europa projeto que desmistifica física

Método feito por professor de Goiás é um dos escolhidos para encontro que reunirá grandes nomes da física

Desenvolver e universalizar a investigação científica entre estudantes do ensino médio, em especial a Física de Partículas. Esse é o objetivo do projeto do professor Cristiano Grigório - ou Greg, como é mais conhecido entre alunos e colegas -, escolhido para representar o Estado em um importante encontro da área no European Organization for Nuclear Research (Cern), em atividade coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Entre os próximos dias 25 e 30 de agosto, Greg, o único goiano da comitiva, irá apresentar a sua proposta a pesquisadores e cientistas de diversos países europeus, entre os quais - na fase final da viagem, em Genebra, Suíça - o famoso físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, autor do livro Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros.

“Será um momento único, bastante rico tanto pessoal quanto profissionalmente, de troca de experiências, em que terei orgulho de mostrar que em Goiás também estão abertas as possibilidades para a ciência, desde a educação básica”, destaca o professor Greg, engenheiro civil e físico, formado nos dois cursos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), também com especialização em Robótica e Astronomia.

“A ideia é estimular a procura por novos conhecimentos, incentivar projetos inovadores, apoiar grupos de pesquisa e colocar o jovem estudante em contato com uma nova mentalidade de aplicação científica, estimulando-o a interagir diretamente com os tantos fenômenos físicos que temos à disposição, na realização de experiências simples, mas interessantes”, acrescenta o professor.

Greg é professor de Física há 18 anos em uma escola particular de Goiânia e conta com o apoio da unidade de ensino na realização de seu projeto. Com o reconhecimento nacional e internacional, o próximo passo - depois de pelo menos seis anos de pesquisas e dedicação em desmitificar a Física aos olhos dos alunos do ensino médio - é firmar parceria com escolas e órgãos públicos e outras instituições privadas para que o maior número possível de estudantes sejam envolvidos no trabalho. “Eu, que sempre fui aluno de escola pública, sei das dificuldades existentes no acesso à ciência, no estímulo à pesquisa. É uma forma de devolver o que recebi quando consegui chegar à universidade, também pública”, diz.

Em Genebra, além da palestra sobre seu projeto de divulgação da Física Moderna, o professor goiano e o grupo da SBF irão conhecer a estrutura do acelerador de Hárdrons, o LHC, onde será ministrado um curso de Física de Partículas. Na ocasião, a comunidade científica representada pelo Cern estará se movimentando em torno do anúncio da confirmação da descoberta do Bóson de Higgs, a tão falada “Partícula de Deus”, considerada crucial para entender a formação do Universo e sua dinâmica.

“Presenciar tais acontecimentos ao lado das grandes personalidades do momento, no próprio acelerador de Hárdrons, é algo que não tem preço”, comemora o professor goiano, que promete trazer toda essa experiência no maior centro de pesquisa de física de partículas do mundo para a sala de aula.

Fonte: O Popular