Ensino médio pode ter novo currículo

Proposta do MEC poderá reunir grade curricular, transformando 13 matérias em 4 áreas do conhecimento

CAMILA CECÍLIO
Em 17/08/2012, 00:53

 

As disciplinas ensinadas hoje no ensino médio poderão passar por algumas alterações até o fim do ano. O Ministério da Educação (MEC) prepara um novo modelo de ensino, no qual as 13 matérias que são dadas em sala de aula sejam distribuídas para quatro áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. Para o especialista em educação, medida é “simpática”, mas não resolverá os problemas, já que a mudança curricular é uma reação do MEC à baixa qualidade do ensino médio brasileiro.

A proposta, que deve ser finalizada e discutida pelo Conselho Nacional de Educação, será diretriz em todo o País se aprovada. A mudança funcionará tanto para escolas públicas – que concentram 88% das matrículas no País – quanto para as instituições educacionais privadas.

Para o doutor em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Aldimar Jacinto Duarte, o ensino médio é, de fato, um problema para o Brasil. O especialista, que também é pesquisador em Juventude e Educação, comenta que as dificuldades se esbarram na quantidade de disciplinas e, ainda, na finalidade que essa etapa do ensino desempenha. “Para quem não vê a perspectiva de entrar na faculdade, o ensino médio não tem sentido relevante, porque ele por si só não consegue dar a educação básica que forma o sujeito para atuar na realidade e compreender o mundo em que está”, avalia.

Apesar de ser vista com bons olhos, a medida do Ministério da Educação não atende às reais necessidades do ensino, na opinião de Aldimar Jacinto Duarte. “A princípio, vamos substituir uma lógica técnica por outra, pois vamos continuar a ministrar um conjunto de disciplinas sem saber qual o objeto que elas propõem”, destaca.

 

Fonte: O Hoje