Semana aprofunda temas sobre ensino da Geografia

Com tema "Reflexões e Práticas sobre o Espaço Geográfico", a 3ª Semana de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro acontece de hoje a quinta-feira (11), de outubro, no auditório A do Centro Educacional e Administrativo da UFTM, aberta a alunos, docentes, profissionais e aos interessados na ciência geográfica.
Após solenidade de abertura, a conferência "Reflexões sobre a geografia brasileira", no dia 9, será proferida pelo professor Armen Mamigonian, da USP. No dia 10, "As novas abordagens da climatologia na geografia" é tema da apresentação do docente Emerson Galvani, também da USP. Finalmente, no dia 11, mesas-redondas debatem a iniciação e o Pibid, e também a geografia escolar, os entraves curriculares e a prática docente, com a participação das professoras Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná e Miriam Aparecida Bueno, da Federal de Goiás.
Seis minicursos, nos dias 10 e 11, oferecem 160 vagas, e tratam de temas como a avaliação de impactos ambientais, a formação do espaço geográfico cultural, reflexões sobre o código florestal, cartografia ambiental de base, introdução ao sensoriamento remoto e o uso de mosaicos de imagens orbitais de acesso gratuito e imageamento de rua como instrumento didático no ensino de Geografia.
"A expectativa de público para o evento é de 200 participantes. Foram selecionados 28 trabalhos, oriundos de universidades como UFMG, UFU, UFG e UFTM, além de outras universidade e faculdades de Uberaba", explica o coordenador-geral do evento e coordenador da graduação em Geografia da UFTM, Marcos Kazuo Matushima.