Vida de médico

Nabyh Salum lança hoje, na Maison Florency, livro que retrata vida dedica à Medicina em Goiás

Nabyh Salum: “O livro é um trabalho educador para os médicos atuais e futuros”

 

O livro Nabyh Salum – Revelações, do médico Nabyh Salum, será lançado hoje à noite, na Maison Florency, em evento para convidados. A obra, de 330 páginas, publicada pela Editora Kelps, reúne em edição luxuosa a saga do médico de 79 anos nascido em Três Corações, sul de Minas Gerais, que chegou em Goiás nos anos 1940 e, como médico, construiu uma trajetória que confunde-se com a história da medicina na capital.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nabyh Salum comemora 51 anos dedicados à medicina. Ele conta com orgulho que foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG, na qual se aposentou como professor. Com a mesma precisão que se lembra de datas marcantes da sua vida, o médico radiologista enumera em sua obra uma sequência de acontecimentos importantes do Hospital das Clínicas, onde também foi diretor e encarou campanhas na mídia, como a luta por melhorias, na década de 1980.

Em seu livro, o filho do casal Maria e Antonio Salum passeia ainda pela infância no bairro de Campinas. Ele descreve valores herdados dos pais e preservados pela comunidade árabe, fala das suas caixas de engraxar sapatos e da época em que varria a loja do pai. Suas realizações como líder classista dominam o conteúdo da publicação. “Fui um dos fundadores da Associação Médica e da Unimed. Herdei esse empreendedorismo do meu pai, que era carvoeiro no Líbano e que, no Brasil, se tornou mascate e foi um grande comerciante de Campinas, em Goiânia”, ressalta o autor, que incluiu ainda em seu livro versos de um poema autoral e trechos da Bíblia.

Na obra, o leitor poderá conferir mais que fatos autobiográficos do autor, que narra modos de vida e resgata pioneiros. Depois do convite de Francisco Ludovico para exercer a medicina em Goiás, feito durante o enterro de seu pai, Nabyh decidiu retornar a Goiânia, em 18 de agosto de 1964. “Nessa época, a capital tinha apenas cinco médicos radiologistas formados: José Normanha de Oliveira, Kemil Mahmud Lauar, Aluízio Ramos de Oliveira, Gilvan Juvenal Dutra e Dimitry Novgorodcev”, descreve ele. Entre os vários médicos que marcam presença no decorrer do texto ou em imagens que ilustram a obra, destacam-se Joffre Marcondes de Rezende e Syd de Oliveira Reis, que assinam apresentações nas orelhas do livro.

Uma das fotos históricas é a do cientista Albert Sabin, inventor da vacina contra a poliomielite, durante visita à Associação Médica, ao lado de Salomão Rodrigues, então presidente da entidade, no início do anos 1980. Nabyh Salum conta que assumiu cargo político uma única vez, durante o governo Irapuã Costa Júnior. Foi presidente da Organização de Saúde do Estado (Osego) em 1975.

EDUCAÇÃO

Nabyh Salum diz que resolveu escrever o livro para que o material e suas memórias tenham como público-alvo a nova geração de médicos. “Acho que o livro é um trabalho educador para os médicos atuais e futuros. Médico hoje é mal educado e atualmente não temos mais a relação médico/paciente. Não se deve falar em dinheiro com médico, não é ele quem deve receber nem pagar. Falo muito disso no livro, que médico não tinha de pagar nem pelo carro que anda, mas deveria também ter de atender de graça”, opina.

O autor diz que ainda tem um sonho: de ver criada a Ordem dos Médicos do Brasil. “Ela foi criada em Uberlândia em 1948, mas não foi para frente. Ela era para ser forte igual à OAB, para proteger o direito do médico e do povo. Quem não paga bem o trabalhador, cria ladrão”, observa. O veterano da medicina não poupa ataques ao governo, que segundo ele deveria cobrar menos impostos dos médicos, que em contrapartida deveriam exercer mais “um tipo de sacerdócio mesmo e atender gratuitamente pacientes na medida do possível”. “O Chico Ludovico começou esse movimento em Goiás pela criação da Ordem dos Médicos, seguido por mim, depois pelo Waldemar Naves do Amaral”, lembra. Outro sonho de Nabyh Salum, que ele garante estar perto de realizar, é um novo livro. “Vou fazer um livro médico. Tenho mais de 500 publicações reunidas, entre artigos escritos para revistas científicas e jornais”, planeja.

Livro: Nabyh Salum – Revelações

Autor: Nabyh Salum

Editora: Kelps

Lançamento: Hoje, às 20 horas, na Maison Florency – Av. T-15, nº 1.723, Setor Bueno (o livro será doado para a Associação Servos de Deus, que venderá a obra por R$ 30)

Informações: 4013-7103

Fonte: O Popular