Zoroastro Artiaga traz mostra sobre o Cerrado

As riquezas medicinais do Cerrado são o tema da exposição Cerrado: Arte e Cura - Aquarelas, da artista plástica Evandra Rocha, que está em cartaz no mezanino do Museu Zoroastro Artiaga, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A exposição teve início no dia 24 de setembro, como parte da programação da 6ª Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio dos alunos do curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. A mostra está aberta ao público de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 9 às 15 horas. O agendamento escolar pode ser feito pelo telefone: (62) 3201-4676.

A exposição traz um acervo inédito, composto por 40 aquarelas que retratam as plantas medicinais do bioma Cerrado. São obras que descrevem a flora do Cerrado, com sua diversidade de espécies e complexas estruturas, formas, texturas e cores, e uma referência às propriedades medicinais das plantas, que ainda são encontradas na natureza e nos jardins e quintais.

As aquarelas são um produto do trabalho de pesquisa da artista Evandra Rocha, natural de Rio Paranaíba (MG), que começou seus desenhos de registro da flora do Cerrado impulsionada pelo Movimento Rio – 92. Em sua trajetória, teve como incentivadora a figura da estudiosa Amália Hermano Teixeira (1916-1991), orientação técnica de Maria Cecília Tomasi, desenhista do Instituto Botânico de São Paulo, e apoio de Berta Langer Morretes, botânica e pesquisadora da USP.

Mais informações: (62) 3241-3252

 

Fonte: O Popular