Vestibular da UFG em 2013 terá cinco novos cursos

Adequada à Lei de Cotas, instituição abre hoje inscrições. Primeira etapa será em 13 de janeiro

Deire Assis

Estão abertas a partir de hoje as inscrições ao vestibular 2013/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG). Trata-se do primeiro processo seletivo que será realizado pela instituição após a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), que mudou as regras para a reserva de vagas nas universidades públicas. A UFG oferecerá aos candidatos cinco novos cursos (três em Goiânia e dois no interior) para início no primeiro semestre do ano que vem. Ao todo, serão oferecidas 6.140 vagas – 5.001 vagas pelo processo seletivo e 1.139 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu-2013), do Ministério da Educação (MEC).

Os novos cursos que serão oferecidos em Goiânia são os de Engenharia Física, Física Médica e Relações Internacionais. A instituição abrirá vagas ainda para os cursos de Administração no câmpus da cidade de Goiás; e de Administração Pública EaD no câmpus de Catalão. O edital do concurso traz informações completas sobre o número de vagas por curso; calendário das etapas previstas e anexos específicos que tratam das mudanças instituídas pela Lei de Cotas.

Das 5.001 vagas oferecidas pelo Processo Seletivo próprio da Federal, 2.985 vagas serão destinadas aos cursos ministrados em Goiânia; 1.032 para os de Catalão; 816 para os cursos de Jataí; e 168 para os cursos ministrados na cidade de Goiás. Pelo Sisu, serão oferecidas 695 vagas para os cursos ministrados em Goiânia, 198 para os de Catalão, 204 para os de Jataí e 42 para a cidade de Goiás.

A instituição manterá a política de cotas já em curso na universidade, em que 20% das vagas – tanto do vestibular quanto do Sisu – são para o sistema de cotas, ou seja, porcentual maior que o exigido pela nova lei – 12,5% no primeiro ano de vigência. O sistema seguirá as regras trazidas pela nova legislação. De acordo com as novas regras, do total de vagas oferecidas pela UFG, 20% serão reservadas para alunos egressos de escolas públicas e 80% para o ingresso pela ampla concorrência.

As vagas no sistema de cotas serão distribuídas a alunos negros, pardos e indígenas e aos demais alunos de escolas públicas segundo as estatísticas do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estas populações. Os negros, pardos e indígenas, pelos dados do IBGE, compõem 56,68% da população a que se destinam as vagas do sistema de cotas. A distribuição, do mesmo modo, leva em conta também o fator econômico – renda familiar per capita.

Outras regras também mudam. Uma delas é que, até aqui, alunos que concorriam ao sistema de cotas da Federal tinham que ter cursado os últimos cinco anos em escola pública. Pela nova lei, será necessário ter cursado apenas o ensino médio. A exigência vale tanto para o processo seletivo quanto para o Sisu.

EXIGÊNCIAS

Outra exigência será a comprovação da renda familiar para os que optarem pelas cotas para alunos de escolas públicas com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo. No caso da comprovação da escolaridade – todo o ensino médio cursado em escola pública – a comprovação terá de ocorrer no ato da matrícula. Foram preservas no edital do concurso regras do programa de inclusão da UFG, como a reserva de 1 vaga adicional por curso para aluno quilombola, 1 vaga para aluno indígena e 15 vagas para alunos surdos no curso de Letras-Libras.