Mapeamento do uso e cobertura das terras é tema de mesa-redonda no 4ºGeoPantanal

As principais demandas do governo federal e os avanços tecnológicos e metodológicos para sistematizar o mapeamento do uso e cobertura das terras serão discutidos durante a mesa-redonda que integra o 4° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Coordenada pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Alexandre Coutinho, a atividade ocorre no dia 23 de outubro, das 20h40 às 22 horas, em Bonito (MS).

A sessão vai tratar do papel das geotecnologias, em particular dos novos sensores e metodologias, como importantes instrumentos para geração e organização das informações da agropecuária brasileira. Coutinho apresentará alguns indicadores sobre a posição agrícola do País no cenário mundial, destacando a relevância estratégica de desenvolver e melhorar os sistemas de gestão territorial.

Na sequência, o pesquisador Laerte Ferreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aborda o uso de séries temporais de imagens de índices de vegetação. Com a evolução do sensoriamento remoto, Ferreira mostrará o potencial de diferentes séries temporais do sensor Modis, em particular aquelas referentes às imagens índices de vegetação, para o monitoramento biofísico ambiental das distintas paisagens e ecossistemas brasileiros, com ênfase nos biomas Cerrado e Pantanal.

“Imagens de satélite de alta resolução espacial para o mapeamento da dinâmica do uso da terra” é o tema da palestra do pesquisador Edson Luís Piroli, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Ele vai apresentar as novas aplicações do uso de imagens orbitais para acompanhar o desenvolvimento de culturas agrícolas e analisar a ocupação das áreas de preservação permanente.

O 4° GeoPantanal ocorre de 20 a 24 de outubro de 2012, em Bonito (MS). É organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mais informações estão disponíveis em: http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2012/.

Serviço:
Mesa-redonda: “Demandas estratégicas e avanços tecnológicos no mapeamento do uso e cobertura das terras”
Moderador: Alexandre Camargo Coutinho – Embrapa Informática Agropecuária

Data: 23 de outubro – terça-feira
Horário: 20h40 às 22 horas
Local: Centro de Convenções Wetiga Hotel