UFG divulga edital e abre inscrições para vestibular 2013

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou o edital para o vestibular 2013. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira e vão até 8 de novembro. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet no sitewww.vestibular.ufg.br, onde também está disponível o edital. A taxa de inscrição é de R$ 130.

A universidade oferece cinco novos cursos para o primeiro semestre de 2013: engenharia física, física médica e relações internacionais em Goiânia; administração no campus Cidade de Goiás; e administração pública EaD, curso ligado ao campus Catalão.

São 5.001 vagas no total - 2.985 para os cursos em Goiânia; 1.032 para os cursos em Catalão (sendo 240 vagas para a Educação a Distância - EaD); 816 para os cursos em Jataí; e 168 para os cursos na Cidade de Goiás. Serão oferecidas também 1.139 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada/Sisu-2013, sendo: 695 para Goiânia; 198 para Catalão; 204 para Jataí; e 42 para a Cidade de Goiás.

A primeira etapa do processo seletivo será realizada no dia 13 de janeiro de 2013, e a segunda nos dias 3 e 4 de fevereiro do mesmo ano.

Cotas
A universidade continuará com o mesmo percentual de reserva de vagas utilizado anteriormente em outros processos seletivos, que é de 20% das vagas reservadas aos estudantes egressos de escolas públicas. Nos próximos anos, gradativamente, este número crescerá até atingir o percentual de 50% em 2016.

Seguem valendo as duas formas de ingresso: o vestibular, via de ingresso para 80% das vagas da universidade, e o Sistema Unificado (o Sisu), que seleciona os aprovados para os outros 20% das vagas. Ambos os sistemas já contam com a reserva de 20% das vagas para alunos oriundos da escola pública.

A partir de agora, contudo, o acesso via vestibular passa a ser feito de três formas diferentes: via Sistema UFG Inclui, para alunos quilombolas, indígenas e estudantes surdos (exclusivo para o curso de Letras - Libras); via Sistema Universal; ou via Sistema de Reserva de Vagas, para estudantes de escolas públicas, para negros, pardos e indígenas, dentro de duas faixas de renda definidas na mencionada Lei. O estudante optará por um dos sistemas, conforme suas condições, no ato da inscrição.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.