Sectec e universidade dos EUA discutem programa de intercâmbio

O secretário de Ciência e Tecnologia (Sectec), Mauro Faiad, recebe hoje a delegação da Universidade da Virgínia do Norte (Nova), dos Estados Unidos, para discutir os termos do acordo do programa de intercâmbio entre a instituição norte-americana e universidades de Goiás. A reunião será realizada a partir das 9h30, no gabinete do secretário, no 2º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

A reunião é resultado da missão comandada pelo governador Marconi Perillo aos Estados Unidos, no final de setembro. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual se encontrou com o vice-presidente da Universidade da Virgínia do Norte, Paul McVeigh, em Washington, quando foram iniciadas as tratativas para a celebração do programa de intercâmbio. O acordo entre a universidade norte-americana e o governo de Goiás prevê ingresso de alunos de diversas áreas em cursos de aperfeiçoamento na Nova.

A delegação norte-americana será recepcionada às 9h30 pelo secretário Mauro Faiad e pelos superintentes Reilly Rangel (Executivo) e Aline Figlioli (Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação), além do secretário executivo da PromoGoiás, Leantho Limirio Gonçalves (Secretaria de Indústria e Comércio). Na reunião, serão discutidos os termos do programa de intercâmbio, que concederá 100 bolsas de intercâmbio por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC).

Logo em seguida, a partir das 11 horas, a delegação da Universidade da Virgínia do Norte e os representantes da Sectec e da SIC se reúnem com dirigentes de instituições de ensino superior de Goiás. Participarão do encontro dirigentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).

Fonte: Diário da Manhã