Momento de se concentrar

Amanhã e domingo, 5,7 milhões de candidatos deverão fazer, em todo o País, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Em Goiás, são 186,2 mil inscritos. Tamanha concorrência tem razão de ser: proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o exame avalia os conhecimentos dos estudantes que concluem o ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de diversas de instituições de ensino superior brasileiras, entre públicas e privadas.
 
As universidades e faculdades podem tanto usar o Enem em substituição ao vestibular quanto considerar a nota no exame para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ingresso de candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ou seja: as provas podem representar, para muita gente, uma oportunidade única para conquistar a tão sonhada graduação. Ao todo, 95 instituições - entre elas a Universidade Federal de Goiás (UFG) e incluindo 38 institutos federais - aceitam o Enem como forma de ingresso.
 
Algumas recomendações foram divulgadas pelo MEC na orientação aos candidatos para esses dois dias de Enem. Também buscamos, com nutricionistas, algumas dicas sobre o que comer antes e durante as provas.