O setor de Informação e Inteligência da Polícia Civil é diretamente ligado aos trabalhos de crimes considerados de maior complexidade, como os homicídios dolosos - com intenção de matar. O Estado tem de se desdobrar para elucidar 3250 assassinatos cometidos até dezembro de 2007, mas que ainda não foram levados à Justiça, conforme o relatório Meta 2: a impunidade como alvo, elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça (MJ).

Outro dado preocupante do relatório também aponta avanço da criminalidade. A taxa de homicídios no Estado (a cada 100 mil habitantes) saltou de 20,2, em 2000, para 31,6, em 2010. “A impunidade é um dos fatores que fazem o homicídio ser altamente desenvolvido, no Estado. Já se espalha de maneira epidêmica”, analisa o pesquisador Júlio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais e coordenador de estudos da violência.

Professor de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Baltazar Donizete de Souza ressalta que o acelerado aumento populacional tem contribuído com o avanço da violência. “A população aumenta vertiginosamente, mas a oferta de trabalho e emprego não acompanha esse aumento”, acredita. “O Estado não tem gestão programada, eficiente, organizada.”

1.234922