Suplementação de precisão será tema em Simpósio no Mato Grosso

Estratégias e modernas técnicas de suplementação de precisão para produção de bovinos serão ferramentas apresentadas aos pecuaristas que participarem do o VI Simpósio Sistemas de Produção de Bovinos de Corte. O tema Suplementação de precisão no verão é um dos destaques do evento e será abordado pelo médico veterinário Reginaldo Nassar Ferreira, professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nassar mostrará resultados de pesquisas realizadas com combinações de aditivos que podem potencializar o desempenho animal com economicidade. A exemplo da suplementação mineral e protéica de bovinos durante as chuvas.

Ele explica que inicialmente a técnica não foi bem aceita porque os resultados a campo eram mascarados, mas aos poucos os pecuaristas elucidaram a polêmica. "Na seca, é fácil resolver: como o capim está seco, o desempenho do gado é muito baixo. Colocado o suplemento, identifica-se facilmente a vantagem. Nas águas, a diferença é mais sutil. Mas com passar dos anos e o desempenho da técnica o pecuarista obteve dados e comprovou eficácia", disse.

Como exemplo de sucesso da combinação desses aditivos, será apresentado a análise dos resultados de dois anos de trabalho de pesquisa e de campo do suplemento mineral Impacto, lançado no último Simpósio.

O VI Simpósio Sistemas de Produção de Bovinos de Corte será realizado de 5 a 8 de dezembro de 2012, em Rondonópolis (MT) e tem o objetivo de auxiliar os produtores rurais a produzir mais e melhor de forma sustentável.

O evento é uma realização da Nutripura Pastagem Animal e será dividido em três etapas: workshop, circuito de palestras e dia de campo.

Fonte: Portal Agrosoft