Mostra de Arte Insensata tem início no dia 22

Começa nesta semana a primeira Mostra de Arte Insensata em Goiânia. Do dia 22 ao dia 24 de novembro, o Museu Antropológico da UFG receberá obras vindas de Belo Horizonte (MG), onde o projeto começou, e do Rio de Janeiro (RJ). Na mostra serão expostas também obras criadas por artistas que são usuários dos centros de Saúde Mental municipais. 
 
O objetivo da mostra é dar visibilidade à forma de ver e interpretar o mundo dos usuários, assim como desmistificar a loucura e propor uma discussão sobre o assunto. "A expectativa é que a mostra seja um momento importante e que leve a saúde mental a um diálogo com a cidade", diz Heloísa Helena. 
 
Além das obras de artes plásticas em exposição, a programação conta com apresentações de dança, palco aberto e shows de grupos e cantores goianos. A mostra também vai promover um festival de percussão e um seminário que discutirá o uso de drogas e seu impacto na saúde mental. 
 
As atividades do evento vão acontecer na Praça Universitária e no Museu Antropológico da UFG, que fica logo acima da Área II da PUC-GO e ao lado da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). 
 
MOSTRA INSENSATA
 
A Mostra de Arte Insensata começou em Belo Horizonte, há seis anos, sendo uma proposta bianual. A partir de sua terceira edição, o evento saiu da capital mineira, se tornando uma mostra itinerante. Este ano, a Mostra Insensata já passou pela cidade do Rio de Janeiro e vem agora a Goiânia. 
 
Depois de Goiânia, a mostra vai visitar São Bernardo do Campo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). No entanto, ainda não há datas para as próximas edições do evento. Em Goiânia, foram escolhidas cerca de 30 obras criadas por artistas goianos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para fazer parte da mostra. 

Fonte: O Popular