Rosa Passos encanta Goiânia

 

O projeto Música no Câmpus, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta no Campus, hoje, a cantora e compositora baiana Rosa Passos.

Ela nasceu e cresceu cercada de música na cidade de Salvador, capital da Bahia e da cultura afro-brasileira. Estimulada por seus pais, aos 5 anos já era uma pianista promissora. 

Aos 15 anos ela já apareceu na televisão em Salvador. Na adolescência seus pais lhe apresentaram uma coleção de discos de João Gilberto e Tom Jobim.

Inspirada pelo filme Orfeu Negro, de 1959, e sua trilha sonora, Rosa trocou seu piano pelo violão, e desde então tem-se dedicado à arte de compor e cantar. 

Atualmente ela é constantemente lembrada como a ‘João Gilberto de saias’ , e existe sim uma semelhança que para ela é um elogio, uma vez que João é sua forte influência musical e uma característica que a marcou até hoje.

Rosa Passos vem a Goiânia  com a turnê de seu último trabalho É luxo só, lançado em 2011, em que homenageia Elizeth Cardoso, a divina, cantora da era de ouro do rádio brasileiro.

O projeto Música no Câmpus tem como objetivo contribuir para o acesso às manifestações culturais, propagar a música produzida no País, incentivar o desenvolvimento artístico e cultural e oferecer programação de qualidade com preços acessíveis.

Fonte: Diário da Manhã