UFG cria novos cursos

Para atender a demanda diversificada do mercado, a cada ano surgem novas profissões. E isso exige uma adequação rápida tanto das escolas técnicas profissionalizantes quanto das instituições de Ensino Superior. 
Foi para se posicionar dentro desse novo cenário que a Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiu criar, a partir do ano que vem, seis novos cursos. Três em Goiânia (Engenharia Física, Física Mé­dica e Relações Internacionais), dois na Cidade de Goiás (bacharelado em Filo­so­fia e Administração) e o terceiro (Admi­nis­tração Pública), na modalidade à distância, será oferecido no Campus de Catalão. 
As vagas para os novos cursos já estarão disponíveis no vestibular 2013/1, que será realizados nos dias 13 de janeiro (primeira fase) e 3 e 4 de fevereiro (segunda fase). A criação das novos cursos na rede pública vai de encontro ao anseio de muitos estudantes. O curso de Relações Internacionais, por exemplo, estava restrito a uma instituição particular. 
Já a Física Médica, denominação que pode parecer estranha a muitos, trata-se, na verdade, de uma profissão que já existe no mercado há muitos anos. Sílvio Leão Vieira, coordenador da nova graduação, explica que o curso é bastante amplo, possibilitando ao estudante atuar em diversas frentes. 
Segundo ele, o profissional pode trabalhar em pesquisas e estudos que envolvem o tratamento de diversas doenças, além de atuar dentro de hospitais e laboratórios no controle de qualidade e utilização de equipamentos tecnológicos.
A grade curricular inclui eletromagnética, ressonância e várias outras técnicas específicas. “Metade do curso é constituído por matérias básicas da Física e a outra por disciplinas específicas, como análise de imagens, ultrassonografia etc.”
Vieira acrescenta que o mercado é carente de profissionais qualificados para atuar nesse setor e por isso o curso vai atender essa demanda que, na sua opinião, tende a crescer nos próximos anos. “Tramita no Congresso um projeto que regulamentará a profissão a partir de 2013 e isso aquecerá o mercado. Hoje, somente as áreas de Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia são regulamentadas, ainda que muitos atuem em diversas outras áreas”, revela.

De olho na inclusão
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) também está com novidades. O processo seletivo da instituição, que será realizado em única fase nesta segunda, 26, abriu vagas para o superior de tecnologia em Comunicação Assistiva. 
O curso será focado na linguagem de sinais (Libras) e outros métodos de comunicação voltado às pessoas com deficiência. Edna Nisseno Pires, professora de Libras integrante do corpo docente do curso, destaca que as instituições e empresas estão cada vez mais preocupadas com a inclusão, o que exige um número cada vez maior de profissionais formados. 
Ela afirma ainda que um dos motivos que levaram a PUC a criar o curso foi a grande procura pelas oficinas e minicursos da área. Edna também lembra a implantação da lei nº 5.626, que insere Libras em todos os cursos de graduação, o que vai exigir uma demanda maior de profissionais com formação superior. 
O curso de tecnologia será ofertado na modalidade à distância para atender também o público do interior. Serão 50 vagas para Goiânia e Luziânia, e outras 30 para Quirinópolis.
Quem também está com novidades é o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), que criou novos cursos para as unidades do interior. Em Rio Verde foram abertas 50 vagas para Engenharia Civil, em Urutaí foi criado o curso de Medicina Veterinária e em Morrinhos, o de Pedagogia (licenciatura). O município de Iporá, a partir do ano que vem, contará com o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Fonte: Tribuna do Planalto