Treino para o vestibular

Embora já estejam acostumados a participar das avaliações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o vestibular ainda continua sendo um grande vilão para muitos adolescentes. Mas, para atenuar o nervosismo desses jovens, algumas faculdades decidiram dar a eles a chance de vivenciar antecipadamente essa experiência. 
E assim nasceu a categoria dos “treineiros”, espaço aberto nas universidades para aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio. Aluna do 2° ano do Colégio Olimpo, Lara Guerra, este ano decidiu testar seus conhecimentos no próximo processo seletivo da UFG (Universidade Federal de Goiás). 
Determinada, ela estuda todos os dias com a intenção de sanar suas dúvidas e aprofundar nos conteúdos. “Eu vou prestar para Medicina, que é um curso difícil. Por isso eu tenho que me dedicar”, justifica. 
Lara ainda tem dois meses pela frente, pois a primeira fase do vestibular da UFG só será realizada no dia 13 de janeiro de 2013. Mas está no mesmo caminho de outros colegas, que participarão dessa categoria específica do vestibular. 
Por conta do crescente interesse dos estudantes, este ano a UFG vai oferecer 500 vagas nessa modalidade. A pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, explica que a universidade adotou essa alternativa em 2009, quando se percebeu que muitos candidatos só prestavam o vestibular em busca de segurança e experiência. “Quando era aprovados, esses alunos tiravam as vagas daqueles que já tinham concluído o Ensino Médio”, explica ela. 
Segundo ela, a diferença com o vestibular convencional é que o estudante treineiro não pode escolher o curso, mas somente a área. E se passar na prova não tem o direito de fazer matrícula. 
Outra instituição em Goiás que aplica testes voltados aos treineiros é a UEG (Universidade Estadual de Goiás). E lá, conforme diz a professora Eliana Machado, diretora do Núcleo de Seleção, existe a opção do candidato aproveitar a nota dessa prova caso ela seja maior do que a da avaliação tradicional. “Nosso sistema armazena as notas do vestibulando e escolhe a mais alta”. 
Ela afirma ainda que é comum ter alunos que se saem melhor na prova treino do que no vestibular por conta do nervosismo. “Quando ele sabe que a prova é só um treino, o candidato vai tranquilo e acaba tendo uma performance melhor”, destaca. 
Para Lara, a prova treino é a oportunidade de conhecer o vestibular e entender como funciona o tempo e a pressão psicológica durante o processo. “Eu acredito que essa prova pode me dar mais segurança, porque conhecendo como funciona, me dará mais segurança. Também quero testar meu nível de conhecimentos e onde devo melhorar.”

Fonte: Tribuna do Planalto