Teórico francês faz palestra na UFG sobre patrimônio e ecologia

O teórico francês Hugues de Varine profere hoje, às 19 horas, na Universidade Federal de Goiás, a palestra Museus e Futuros Possíveis. O evento, organizado pelo Museu Antropológico e pelo curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, está programado para o auditório Lauro Vasconcelos, da faculdade, no Câmpus 2. Reconhecido como um dos pensadores mais importantes do mundo na área de museologia, o francês é um dos nomes com maior prestígio no meio sobre o conceito de ecomuseu.

Especialista em gestão de projetos e desenvolvimento local, ação comunitária, regeneração urbana, revitalização rural e desenvolvimento sustentável, presidente honorário do Ecomuseu Comunitário do Creusot (França), membro fundador do Movimento Internacional para uma Nova Museologia e ex-presidente do Conselho Internacional de Museus, o teórico tem também uma vasta experiência em terras brasileiras. Em Belém, Varine vem acompanhando as atividades do Ecomuseu da Amazônia, como o Programa de Capacitação, iniciado em 2010, com final da primeira etapa previsto para este ano.

Em Goiânia pela primeira vez, o teórico vai ministrar a palestra e também lançar o livro zAs Raízes do Futuro: Patrimônio a Serviço do Desenvolvimento, da Editora Medianiz. No livro, o autor tem como foco o vínculo entre patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local sustentável.

Evento: Lançamento do livro As Raízes do Futuro: Patrimônio a Serviço do Desenvolvimento e palestra com o autor Hugues de Varine

Data: Hoje, às 19 horas 

Local: Auditório Lauro Vasconcelos da Faculdade de Ciências Sociais – Câmpus 2 da UFG 

Entrada franca

Fonte: O Popular