Dona Iris recebe homenagem na Faculdade de Medicina da UFG

A deputada Iris de Araújo (PMDB) foi alvo de homenagem na noite de sexta-feira (30) durante sessão solene de abertura da 2ª Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG e 1º Encontro Científico do Hospital e Maternidade Dona Iris e Maternidade Nascer Cidadão. Os eventos destacaram o papel da parlamentar na construção de estruturas de saúde voltadas para as camadas menos favorecidas da população.

 A deputada foi a fundadora, há 52 anos, do agora reconstruído Hospital e Maternidade Dona Iris,  que passou por dificuldades em sua trajetória até o fechamento em 2008 no governo de Alcides Rodrigues. Ela liderou protestos e manifestações até que a instituição foi municipalizada, em 2009, e reconstruída com inauguração em 2012.

 Ao agradecer a homenagem, Iris de Araújo disse que vivia um dos momentos mais gratificantes de sua vida e destacou o hospital como um “belo espaço voltado para a saúde da mulher que nos enche a todos de orgulho e que é resultado de muita coragem e determinação”.

Hoje, o Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris projeta, em média, 314 mil procedimentos ambulatoriais e nove mil internações. “É um espaço ecologicamente correto, edificado para proporcionar amparo à saúde da mulher em todas as fases da existência”, disse Dona Iris. “Trata-se de uma estrutura com 99 leitos, sendo 30 ginecológicos, a fim de atender com dignidade às diversas necessidades das pacientes”.

 A deputada finalizou observando que “na medida em que garantimos maternidades, creches e escolas em tempo integral, estamos dando uma colaboração decisiva para construir um País próspero, livre da violência e das tensões sociais, construindo um futuro, sobretudo de paz e de permanente justiça”.

Fonte: Diário da Manhã