UFG é indicada como centro de referência no ensino de CUDA

O Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) foi indicado pela NVIDIA, empresa multinacional da área de computação visual, e passará a ser referência do ensino da arquitetura CUDA, sistema de processamento paralelo de dados que permite um aumento no desempenho de aplicações com o uso da GPU (Unidade de Processamento Gráfico). A tecnologia equipa desde smartphones e tablets a supercomputadores.

Com a chancela, a UFG passa a ser a sétima instituição brasileira escolhida como Centro de Ensino CUDA, ao lado da UFRJ, UNIFESP, UFPE, UFABC, UFF e Anhembi Morumbi, e passará integrar uma rede internacional de centros de excelência da qual fazem parte a Universidade da Califórnia/Los Angeles (UCLA), Carnegie Mellon University e Brunel University (Reino Unido).

A parceria irá permitir uma aproximação dos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software à tecnologia CUDA, por meio de doação de GPUs NVIDIA habilitados, livros didáticos, licenças de software, acesso a sessões de treinamentos técnicos online, além de descontos para compra de produtos adicionais. No campo da pesquisa, a parceria também deve impulsionar trabalhos de pós-graduação no INF e facilitar alianças com outras unidades da universidade nas mais diversas áreas.