Em um lugar diferente

Grafiteiro Santhiago Selon cria pintura nas paredes internas da Galeria da FAV, que em 2013 serão apagadas

A pintura é imensa. Tem 4 metros de altura por mais ou menos 30 metros de comprimento. É feita diretamente na parede. E tem prazo de duração. No dia 12 de janeiro de 2013, será apagada. “Acabou, acabou”, diz Santhiago Selon, o autor da obra em questão. Por sinal, a única da mostra Novo Horizonte – Intevenção, no Espaço da Galeria da FAV/UFG.

A abertura da exposição, que Santhiago classifica apenas como “interferência”, será hoje, às 10 horas, na Galeria da FAV, no Câmpus 2 da UFG. A realização da grande “tela” sem o suporte tradicional consumiu sete dias. A ideia da obra, o desenvolvimento do projeto, levou seis meses, já que passou pela curadoria da FAV, através de um edital.

Sempre contido ao falar do seu trabalho, Santhiago diz que a pintura é especial. “É uma das maiores que fiz.” O artista pertence à geração de grafiteiros de Goiânia que rompeu a barreira das ruas e chegou às galerias de arte. “Tô entrando em lugar diferente. Meu costume é estar na rua”, afirma.

Na rua

A arte praticada nas ruas é atrativo maior para Santhiago. Por isso, não se incomoda com o caráter efêmero de suas pinturas. “É assim. Sempre acontece alguma coisa. A parede cai, alguém pinta em cima. Tô acostumado.”

O que poderia gerar um certo sentimento de frustração, ou até mesmo conflitos, age como incentivo para Santhiago. “Claro, gostaria que a pintura ficasse para sempre. Por outro lado, quando ela é desfeita, sinto impulso maior em fazer um novo trabalho”, diz.

As interferências de Santhiago nas ruas seguem a arquitetura do espaço em que ele intervém. “Busco fazer relações com a cidade”, define. E a cidade é o suporte do artista. No prédio da galeria da FAV, que exibe linhas retas, a pintura de Santhiago é geométrica. É sinal da arte permanente de Santhiago Selon, que é sempre abstrata.

Exposição: Novo Horizonte – Intevenção no Espaço da Galeria da FAV-UFG 

Artista plástico: Santhiago Selon

Abertura: Hoje, às 10 horas

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Campus II, Samambaia

Período de visitação: De 7 a 11 de janeiro de 2013

 Horário: Das 9 às 17 horas

Informações: 3521 1445

 

Arte muralista

Santhiago Selon, 27 anos, é natural de Catalão, mas aos cinco anos veio com a família para Goiânia. É graduado em design pela PUC-GO. Pertence à geração de novíssimos artistas plásticos de Goiânia. Começou pintando muros nas ruas, ainda na adolescência. É, portanto, expoente da denominada arte muralista. Ou grafite.

Os trabalhos de Santhiago podem ser vistos, muitas vezes, em estruturas urbanas em decadência – esqueletos de prédios ou muros em ruínas. Ele pinta também em estruturas bem acabadas, como do prédio da biblioteca situado na Praça Cívica e em trecho da Avenida 85, próximo ao viaduto da T-63.

Esse ano, Santhiago participou de uma coletiva na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele integra ainda a lista de artistas que vão participar da mostra A Cidade é o Lugar, que será aberta à visitação na próxima semana, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. “Os trabalhos de Santhiago estão inseridos tanto na paisagem urbana quanto no interior do museu como uma pintura parietal”, indica Divino Sobral, curador da coletiva que conta também com obras de Pitágoras Lopes Gonçalves e fotos de Caio Reisewitz.

Fonte: O Popular