Editora lança dois livros de filosofia

Os dois livros que serão lançados hoje no encerramento do 3º Colóquio de Biopolítica – Violência e Estado de Exceção resumem duas das principais propostas da Edições Ricochete. A primeira é destacar a produção da região Centro-Oeste nas áreas de ciências humanas e filosofia. O que pode ser visto através do livro Filosofia: Entre o Ensaio e a Pesquisa – Ensaios de Formação, organizado pela professora de Filosofia da UFG Carmelita Brito de Freitas Felício.

Outro campo de atuação das Edições Ricochete é contribuir para a difusão do pensamento francês no Brasil. Esse ponto é ressaltado com o lançamento de Michel Foucault: Morte do Homem ou Esgotamento do Cógito?, ensaio escrito pelo médico e filósofo francês Georges Canguilhem (1904/1995) e publicado em 1967, na revista Critique.

A tradução do ensaio de Canguilhem é assinada pelo também professor da UFG Fábio Ferreira de Almeida. “Além da preocupação com a qualidade do conteúdo das obras que publica, é uma paixão pelo livro como tal que orienta o trabalho das Edições Ricochete”, diz Fábio. Ao lado de Céline Clément, editora-chefe, ele responde pelas publicações da editora goiana que surgiu em 2010 com o nome Almeida&Clément Editores.

Fábio levou três meses para traduzir o ensaio de Canguilhem. “Embora seja um texto curto (28 páginas), a escrita dele não faz concessões e muitas soluções tiveram de ser longamente meditadas e debatidas com colegas”, detalha o tradutor. Resumidamente, Fábio diz que o texto de Canguilhem sai em defesa das ideias do filósofo francês Michel Foucault (1926/1984), lançadas no livro As Palavras e as Coisas, de 1966. “A obra apresenta uma arqueologia das ciências humanas, lançando a perspectiva metodológica de uma arqueologia do saber, que de certa forma já vinha sendo gestada em História da Loucura (1961) e Nascimento da Clínica (1963)” explica Fábio.

Coletânea

Composto por dez artigos, “seis deles escritos por alunos e quatro por professores”, conforme ressalta Carmelita Felício, organizadora da obra, Filosofia: Entre o Ensaio e a Pesquisa tem um público específico. “É dirigido aos estudantes de licenciatura em filosofia e aos professores que trabalham com o ensino da disciplina na educação básica e nos cursos de formação de professores de filosofia na universidade”, completa a professora da UFG.

Por outro lado, Carmelita levanta um aspecto importante: “Vários artigos do livro discutem questões ligadas às metodologias de ensino que, certamente, poderão interessar a professores de outras áreas.”

Carmelita ressalta o momento produtivo por que passa o ensino da filosofia no Brasil com o recente retorno da disciplina ao currículo da educação básica. “Essa é a questão de fundo a partir da qual os textos deste livro procuram dar conta. Na confluência entre filosofia e formação”, diz ela. Os temas tratados na obra partem de leituras e apropriações que o grupo de autores goianos fez de alguns pensadores: Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Hannah Arendt, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. “Mas não se esgotam neles. Nosso esforço foi o de pensar com eles, mas, também, de desembaraçarmo-nos deles para pensar o que eles não poderiam ter pensado”, diz Carmelita sobre o objetivo central de Filosofia: Entre o Ensaio e a Pesquisa – Ensaios de Formação.

Lançamentos: dos livros Filosofia: Entre o Ensaio e a Pesquisa e Michel Foucault: Morte do Homem ou Esgotamento do Cogito?

Data: Hoje, às 19h30 

 Local: Café Cultura do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, nº 1016, Centro)

Informações: 3524-2541

Fonte: O Popular