UFG é realidade em Aparecida

Em quatro anos à frente da administração de Aparecida de Goiânia, a Educação sempre foi uma de minhas prioridades. A atenção dispensada pelo governo municipal a este direito básico da população pode ser amplamente constatada pelas inúmeras intervenções que realizamos tanto pela melhoria da educação infantil e ensino fundamental quanto pela ampliação do ensino profissionalizante e superior no município.

Reformamos e ampliamos escolas e Cmeis; construímos novas unidades; realizamos dois concursos públicos para ampliação do quadro de servidores; investimos na capacitação e melhoria de salário destes profissionais; promovemos a democracia em nossas unidades de ensino com a realização das eleições diretas para escolha de diretores e secretários gerais.

Trabalhamos, enfim, para garantir uma educação básica de qualidade e acessível a toda a população aparecidense. Mas fomos além, por entendermos que a Educação é o caminho para o conhecimento, para as escolhas certas em nossa vida e para a construção da verdadeira democracia.

Com o objetivo de consolidar o município como forte polo da educação superior, buscamos o apoio do Governo Federal e de instituições como o Senai para a criação de novos cursos em Aparecida. Os resultados têm sido colhidos tanto pela nova classe de estudantes que se forma em Aparecida – e que agora não precisa mais buscar a desejada qualificação fora dos limites de seu município – quanto por outros segmentos da cidade, com o fomento do mercado de trabalho local, entre outros benefícios.

Hoje, temos 150 alunos participando de quatro cursos, entre eles o de bacharelado em Engenharia Civil, oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), e outros 416 profissionais da Educação nos cursos a distância voltados à melhoria da gestão de nossas escolas. Em outra unidade igualmente nova, o Senai Celso Charuri, mais de 900 alunos se dividem em oito modalidades distintas de cursos técnicos e de aperfeiçoamento, inclusive beneficiários do Programa Bolsa Família.

Não bastassem essas importantes conquistas, Aparecida vive um momento histórico, que já toma contornos de realidade. A implantação do primeiro campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) – instituição pública de ensino superior mais conceituada no Estado – está em pleno andamento.

Nesta sexta-feira, às 9 horas, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, juntamente com o magnífico reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, terei o prazer de assinar a escritura da área de 500 mil metros quadrados, localizada na Região da Mata, e doada à universidade pelos irmãos Ronaldo e Francisco Cunha Bastos, e pelo também visionário Antenor Nogueira.

A solenidade guarda importância muito maior que o simples ato de escrituração do terreno. Representa a certeza de concretização deste enorme projeto, que com certeza mudará significativamente o futuro de Aparecida e já a coloca na condição de cidade universitária.

Somado aos demais centros de educação profissionalizante e superior que Aparecida já conquistou, a UFG proporcioná outro salto de qualidade na vida de nossa população. As novas opções de formação profissional abrirão portas para a empregabilidade. Nossos moradores terão condições de ocupar a totalidade das vagas de emprego criadas pelas indústrias e empresas que se instalam dia após dia em Aparecida e ainda de pleitear melhores salários.

A presença crescente de profissionais capacitados, aliada a infraestrutura, localização e demais condições favoráveis que o município já apresenta, continuará atraindo novos investidores. Maior empregabilidade, implicará em mercado consumidor aquecido e na manutenção da economia de Aparecida, que hoje já é a quarta cidade metropolitana com maior poder de consumo do País.

Esse é o caminho reservado a Aparecida, o do desenvolvimento crescente. E a fórmula não poderia deixar de passar pela Educação.

Em março de 2013, daremos continuidade a este projeto histórico, que é a implantação da UFG em Aparecida. Além da abertura da licitação para construção dos primeiros prédios e do lançamento da pedra fundamental do novo campus, darei ordem de serviço para as primeiras intervenções na região, como abertura de uma avenida de acesso à unidade e iluminação.

O esforço conjunto da prefeitura e da instituição federal de ensino é para que os primeiros cursos tenham início ainda em 2013 e possamos afirmar com orgulho que Aparecida é, muito além de uma cidade universitária, a cidade do futuro de nossos filhos.

(Maguito Vilela (PMDB), ex-governador do Estado de Goiás e atual prefeito de Aparecida de Goiânia)

Fonte: Diário da Manhã