Prefeitura de Goiânia apresenta nomes do novo secretariado

Goiânia - Depois de uma semana de negociações, adiamento e expectativa, a Prefeitura de Goiânia divulgou na manhã desta sexta-feira, em cerimônia de posse realizada no Paço Municipal, o nome do novo secretariado que assume pastas do primeiro escalão para a gestão de Paulo Garcia. Surpresa e mudanças sobretudo na Companhia Municipal de Urbanização (Comurg), antes comandada por Luciano de Castro, que passa a responder pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Paulo de Tarso passa a ser o novo presidente da Comurg. 

A área da saúde, um dos principais gargalos da administração municipal, terá como secretário  o médico Fernando Machado. Cara nova na Secretaria Municipal de Defesa Social, que terá a delegada Adriana Accorsi, que deixou o comando da Polícia Civil para trabalhar na gestão municipal. Novidade também na Secretaria Municipal de Cultura, agora sob responsabilidade da educadora e musicista Glacy Antunes de Oliveira

Confira abaixo o nome dos responsáveis de 34 pastas da gestão municipal:  

Adão da Feira: Secretário Extraordinário

A indicação de Adão da Feira vem da base aliada do prefeito Paulo Garcia. Na condição de representante do movimento dos feirantes disputou vaga na Câmara Municipal de Goiânia no pleito de 2012 ficando na condição de suplente. Deixa a chefia de gabinete do deputado estadual Francisco Gedda.
 
Adriana Accorsi: Secretária Municipal de Defesa Social
Adriana Sauthier Accorsi  nasceu em Itapuranga (GO). Filha de Darcy Accorsi e Lucide Verônica Sauthier Accorsi, é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Ciências Penais e em Segurança Pública, foi Delegada de Polícia de 1ª Classe, quando chefiou Delegacias Gerais em cidades do interior do Estado de Goiás. Foi Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Publica de Goiás. Adriana Accorsi foi a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da Polícia Civil do Estado, assumindo o posto de Delegada Geral. 
 
Allen Viana: Secretário Municipal de Fiscalização
Allen Anderson Viana é natural de Montalvânia (MG). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e mestre em Direito Ambiental pela Unievangélica de Anápolis. Foi presidente do Clube de Serviço Léo Clube Goiânia Sul e presidente Distrital (Goiás e Tocantins) do Distrito LB2 do Léo Clube (Lions). Em 2005, foi secretário da Comissão da Advocacia Jovem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). De 2009 a 2011, foi procurador geral da Câmara Municipal de Goiânia e, em 2010, membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-GO. Foi secretário municipal de Defesa Social
 
Ana Rita Marcelo de Castro: Secretária Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial
Historiadora com mestrado em ciência da religião, Ana Rita Marcelo de Castro. É professora do ensino superior e educação básica e integrante do Fórum Goiano de Mulheres. É Feminista, ex-presidente do Conselho Estadual da Mulher, ex-secretária de Gênero e Etnia do Sindicato dos professores de Goiás e ex-membro do Fórum de Diversidade Étnico Racial.
 
Carlos de Freitas: Procurador-geral do Município
Graduado em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1980, iniciou as atividades na área jurídica em 1981, como advogado da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), onde permaneceu até o ano de 1982. Já na Celg Distribuição durante 30 anos, Carlos Freitas que é neto do primeiro prefeito da capital goiana, Venerano de Freitas Borges, respondeu pela Superintendência, chefia de gabinete e procuradoria geral da Estatal. O advogado atuou também na área ambiental, como Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Naturais Renováveis em Goiás (Ibama-GO) entre 2000 e 2004, e em 2007 foi advogado da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
 
Cidinha Siqueira: Secretária Municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida
Maria Aparecida de Siqueira ou Cidinha Siqueira, como é mais conhecida, nasceu em Goiandira. Mudou-se para Goiânia na adolescência. Em 1987 tornou–se militante do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás. Em 1990, filiou–se à Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO). Em 1992, iniciou curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). De 1993 a 1995, foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia. De 1994 a 1998, atuou como Representante Estadual da Organização Nacional de Entidades de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (ONEDEF). Em 1995, iniciou a Pós-Graduação em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Em 2004, Cidinha Siqueira elegeu-se vereadora por Goiânia. Em 22 de agosto de 2007, recebeu o diploma de Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (UCG).
 
Cristina Laval: Presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia
Médica, Cristina Aparecida Borges Pereira Laval foi candidata a vereadora no pleito de 2012 pela coligação Goiânia Cidade Sustentável 1 quando obteve 2.936 votos. A médica que nasceu em São Paulo é casada e filiada ao Partido dos Trabalhadores.
 
Dineuvan Ramos de Oliveira: Secretário Municipal de Trabalho
Dineuvan Ramos de Oliveira, economista atualmente ocupava chefia de gabinete da Deputada Flávia Moraes, na Câmara dos Deputados. Foi Secretário Estadual de Cidadania e Trabalho no último ano de governo de Alcides Rodrigues. 
 
Edmilson Santos: Secretário Municipal de Comunicação
Jornalista, radialista e também advogado, Edmilson dos Santos, é goianiense, com vasta experiência na área de comunicação. Graduou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG) em radialismo, no ano de 1987, e em jornalismo, no ano de 1991. Já na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 1997, formou-se em Direito. Em Goiânia, trabalhou nas rádio Difusora e Brasil Central (RBC), além da Televisão Brasil Central (TBC). Em Anápolis, atuou na Rádio São Francisco e na Cidade de Goiás, na Rádio Fogaréu FM. Pela segunda vez, desde abril de 2012, está à frente da Secretaria de Comunicação. Em 2004, no mandato do ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, também respondeu pela pasta. Entre os anos de 1990 a 1992 foi presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado de Goiás.
 
Edilberto Castro Dias: Controlador-geral do Município
Natural de Goiânia, Edilberto Castro Dias, de 44 anos é advogado especializado em Direito Eleitoral, DireitoConstitucional, Administrativo, Direito Processual Civil e Direito Digital. Entre 2001 e 2004 foi procurador do Município de Goiânia. Em 2003 foi nomeado presidente da Comissão de Direito Digital e Informática da OAB GO. No mesmo ano foi nomeado membro da Comissão Especial de Licitação da Prefeitura de Goiânia no governo Pedro Wilson. Em 2004 coordenou o Comitê Jurídico da Coligação Trabalho e Confiança (PT, PTB, PC do B, PMN, PT do B, PCB) do então candidato Pedro Wilson. Em 2010 foi nomeado coordenador do Comitê Jurídico do Partido dos Trabalhadoresno Estado de Goiás.
 
Evandro Sebastião Ferreira: Secretário Particular
Evandro Sebastião Ferreira é membro do Diretóro Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), partido onde está filiado desde 1989. Foi assessor de Gabinete de Paulo Garcia na Assembléia Legislativa de 2003 a 2007. Também foi assessor dos deputados estaduais, Rubens Otoni, Humberto Aidar e Mauro Ruben. Foi chefe de gabinete do vice-prefeito, Paulo Garcia, de janeiro de 2009 a abril de 2010. É secretário Particular do Prefeito, desde que ele assumiu a prefeitura em abril de 2010.
 
Fábio Caixeta: Secretário Extraordinário
Nascido em Itapuranga (centro-oeste goiano), Fábio mudou-se para Goiânia aos dois anos de idade. Morou na Vila Mauá, no Jardim Nova Esperança e, posteriormente, foi para a invasão do Setor Finsocial, onde a família conseguiu ganhar uma casa e onde ele se tornou-se uma forte liderança comunitária. Com 35 anos de idade e filiado ao PMN, Fábio Caixeta é servidor municipal da Secretaria Munipal de Saúde e elegeu-se vereador logo na primeira vez em que se candidatou, em 2007 e assumindo o cargo no ano seguinte. Se reelegeu nessa última eleição municipal.
 
Fernando Machado: Secretário Municipal de Saúde
Fernando Machado de Araújo graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 1999, com residência em anestesiologia. O novo secretário de Saúde, além de atuar na área médica de Terapia Intensiva, é servidor público municipal desde 2007, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, onde atua desde 2009 como diretor de Regulação, Avaliação e Controle. Nos anos de 2005 e 2006, na gestão do ex-prefeito Iris Rezende, foi diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).   
 
Glacy Antunes de Oliveira: Secretaria Municipal de Cultura
Professora e musicista Glacy Antunes assume a pasta da cultura. Presidente da Associação Música Brasil – AMB. Pianista e educadora, é ex-diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás- UFG, é membro do Conselho Universitário da Instituição, doutora em música e responsável pela implantação do Mestrado em música da UFG. 
 
Ivanor Florêncio: Secretário Extraordinário
Ivanor Florêncio Mendonça, filho de Durval Florêncio Mendonça e Maria Eterna de Jesus, nasceu em Morrinhos (GO). Artista plástico e escritor, foi diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Goiânia, na gestão do ex-prefeito Pedro Wilson( 2001-2004). Foi presidente da Zonal 134 do Partido dos Trabalhadores e presidente da sigla em Goiás de 2006 a 2008. Foi também assessor especial do prefeito Paulo Garcia.
 
João Augusto França: Presidente da Agência da Guarda Municipal de Goiânia
O titular da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, João Augusto de França Neto, faz parte dos quadros da municipalidade desde 1998 quando iniciou suas atividades como conselheiro tutelar da Região Leste. Nascido em Jaraguá, no dia 07 de maio de 1964,  Neto é casado e pai de dois. É formado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, (IFITEG) e Direito, pela Pontifícia Universitária Católica de Goiás (PUC-GO). Foi diretor administrativo da extinta Fundação Municipal de Desenvolvimento Comunitário (Fumdec), presidente de licitação geral da prefeitura e membro do Conselho Fiscal da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e diretor de fiscalização do Controle do Transporte Urbano da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), de 2006 a 2011.
 
Jairo da Cunha Bastos: Secretário Extraordinário
Jairo da Cunha Bastos exerceu, ao longo de sua vida pública, diversas funções administrativas junto a Prefeitura Municipal de Goiânia onde chegou a ocupar a  Secretaria do Governo. Deixa a pasta do Gabinete Civil.
 
José Geraldo Fagundes Freire: Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Serviços
Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Tibiriça – Colégio São Bento, em São Paulo, José Geraldo Fagundes Freire atuou por mais de 20 anos no mercado financeiro, na área comercial, gerenciando e coordenando equipes e agências em instituições financeiras como Brasilinvest, BCN e Santander. Entre 2000 e 2010, dirigiu empresas de comunicação, representando veículos de comunicação da Editora Abril, Editora Caras, Canais Globosat, Jornal Valor Econômico, Grupo O Estado de São Paulo, Grupo Meio & Mensagem, Editora Reader’s Digest, e outras, atendendo mercados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Lívio Luciano: Secretário Municipal do Gabinete Civil
Lívio Luciano Carneiro de Queiroz é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Goiás; auditor da Receita Estadual concursado; ex-diretor geral da OVG, onde atuou de 1993 a 1994; ex-secretário de Comunicação do Município (2007 a 2010), deputado estadual por quatro mandatos, cargo do qual ficou licenciado para ocupar a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam), desde novembro de 2011.
 
Luciano de Castro: Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos
Nascido em Goiânia, no dia 09 de outubro de 1969, Luciano Henrique de Castro é formado em Economia pela Faculdade Anhanguera. Em 1998, iniciou carreira na iniciativa pública no Tribunal de Contas dos Municípios, onde coordenou a área de Fiscalização em empresas públicas. Em 2005, assumiu a Diretoria Administrativa da Comurg atendendo convite do então prefeito Iris Rezende, na gestão de Wagner Siqueira. Em 2009, acumulou também a Diretoria Financeira, passando a responder pelas duas áreas. Está à frente da presidência da Comurg desde 26 de março de 2010, cargo que deixa para ocupar a nova secretária.
 
Maristela de Alencar Bueno: Secretaria Municipal de Assistência Social
Maristela Alencar de Melo Bueno é secretária de Assuntos Institucionais do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e Assessora Especial do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia e já atuou como diretora de trânsito na Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT). É advogada, historiadora e professora, é pós-graduação em Direito Processual Civil e Administração Escolar.
 
Major Marco Aurélio Godinho: comandante do Gabinete Militar
Marco Aurélio Godinho, o Major Godinho, que ficará à frente do Gabinete Militar é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1999, é técnico em edificações pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) hoje Instituto Federal de Educação de Goiás (IFG-GO). Em 1991 ingressou-se no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) da Academia da PM-Go. Na área de segura pública, em 2009 concluiu o Curso de Especialização em Gerenciamento e Segurança Pública (CEGESP) e também fez em Orlando nos Estados Unidos da América (EUA) o curso em Operações Especiais na SWAT (Ações e Táticas Especiais). Enquanto Militar já serviu no Gabinete Militar da Governadoria do Estado de Goiás, no 1° Batalhão, no Batalhão de Trânsito, no 9° Batalhão, no Batalhão de Choque, ambos da Policia Militar do Estado de Goiás.  
 
Mônica Lagares: Secretária Extraordinária
A advogada Mônica Lagares é procuradora do município de Goiânia. É casada com o ex- deputado José Nelto. É considerada como representante do principal partido da base aliada do prefeito Paulo Garcia, PMDB.
 
Nelcivone Melo: Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável
Médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás em 1976, Nelcivone Soares de Melo, foi presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás, Tesoureiro da Central Única dos Trabalhadores, vice-presidente da Associação Médica de Goiás, presidente da Sociedade Goiana de Patologia Clínica, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, conselheiro e presidente do CRM-GO, além de conselheiro do Conselho Federal de Medicina. É professor convidado do Departamento de Medicina da PUC-GO e integra desde abril de 2010 a equipe do prefeito Paulo Garcia.
 
Neyde Aparecida: Secretária Municipal de Educação
Professora graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Superior de Rio Verde (Fesurv) e especialista em Orientação Educacional, Neyde Aparecida, é secretária municipal de Educação desde 2011 e a atual presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – Seccional Goiás e Centro Oeste. Natural de Quirinópolis, iniciou a carreira profissional em 1976. Foi membro do Conselho Estadual de Educação, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Membro do Comitê Executivo Internacional de Educação (IE), presidenta da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Goiânia, além de deputada federal de 2003 a 2007.
 
Osmar Magalhães: Secretário de Governo
Professor, natural de Uruana (GO), Osmar Magalhães
formou-se em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Foi presidente da Central de Professores de Goiás (CPG), atual Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego); um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Goiás (PT-GO) e da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO). Osmar também foi deputado estadual, candidato a governador em 1998, secretário de Governo de 2001 a 2004 na gestão do prefeito Pedro Wilson, chefe de Gabinete do prefeito Paulo Garcia, em 2010, e secretário de Governo desde 2011.
 
Pablo Henrique Rezende: Secretário Municipal de Políticas para a Juventude
Pablo Henrique Silva Rezende é graduando nos cursos de Relações Internacionais e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e, durante a vida acadêmica, assumiu os trabalhos de presidente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais em 2006 e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre 2007 e 2009. Também foi presidente da União Estadual dos Estudantes de 2009 a 2011 e atualmente é presidente da Juventude Estadual do PMDB Jovem. Em 2012, Pablo Rezende foi candidato a vereador e ficou como suplente em Goiânia pelo PMDB na Coligação Goiânia Cidade Sustentável, atingindo o total de 2.445 votos.
 
Paulo de Tarso: Presidente da Companhia Municipal de Urbanização 
Paulo de Tarso Batista é natural de Araxá (MG), graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go). Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1981 e atualmente vice presidente da legenda em Goiânia,  foi chefe de gabinete na gestão do ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi (1993-1996). Já na administração do ex-prefeito Pedro Wilson (2001-2004), foi diretor de Parques e Jardins da Companhia de Urbanização de Goiânia. Também foi chefe de gabinete da ex-deputada Federal Neyde Aparecida, em Brasília, por 4 anos. Na iniciativa privada atuou como diretor comercial de uma empresa de engenharia.

Reinaldo Barreto: Secretário Municipal de Finanças
Reinaldo Siqueira Barreto é natural de Quirinópolis (GO) e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1986. O advogado é especialista em Direito Civil e Processo Civil pela mesma universidade e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE). Atualmente, é sócio de escritório de advocacia com Miguel Cançado, ex-presidente da OAB-GO e diretor da Previdência privada dos advogados de Goiás e Tocantins (OAB-PREV).
 
Sebastião Peixoto: Secretário Municipal de Esporte e Lazer
Nascido dia 20 de janeiro de 1945, Sebastião Peixoto é graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera, turma de. Na Administração Pública, trabalha desde 2005 e já exerceu os cargos de presidente do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas) e presidente da Companhia de Obras e Habitação do Município de Goiânia (Comob). 
 
Sirlene Mendonça: Assessora de Imprensa do Prefeito
A nova assessora de Imprensa do prefeito de Goiânia, Sirlene Mendonça é graduada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Jornalismo pela Faculdade Sul-Americana (Fasam). Iniciou a carreira na área de comunicação na TV Tocantins, na Rádio Manchester e na Rádio São Francisco, ambas em Anápolis (GO). Já em Goiânia trabalhou por 19 anos na TV Anhanguera, onde atual como repórter e apresentadora dos telejornais da emissora.
 
Teresa Cristina Nascimento Sousa: Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres
Teresa Cristina Nascimento Sousa tem formação acadêmica no curso de Direito pela Universidade Cândido Mendes de Ipanema, no Rio de Janeiro. Esteve no governo federal desde 2003, no qual exerceu os cargos de Gerente de Projetos e Assessora Especial e Secretaria Executiva. Exerceu cargo de assessora na Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro. Durante os anos de 2001/2002, foi assessora de Planejamento da Secretaria de Comunicação de Goiânia e, entre 2006 e 2010, foi secretária Executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Hoje, Teresa Sousa exerce o cargo de Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Goiânia, cargo assumido desde 2011.
 
Valdi Camarcio Bezerra: Secretário Municipal de Administração
Médico urologista, Professor na Faculdade de Medicina da UFG, Mestre em Ciências pela USP, Valdi Camarcio Bezerra, foi vereador por Goiânia entre 1993 e 1966; secretário de Governo por 15 meses durante a administração de Darci Accorsi; deputado estadual pelo PT, na 13ª Legislatura, entre 1995 e 1998; além de presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Governo Lula. Nascido em Porto Nacional, no Tocantins, Valdi é também professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFG, desde 1980, um dos estruturadores do PT estadual, tendo ocupado cargos de direção municipal e regional e a executiva nacional do PT, de 1989 a 1992.
 
Wagner Siqueira: Secretário Municipal de Habitação
Com 39 anos e natural de Goiânia, Waguinho Siqueira é formado medicina veterinária pela Universidade Federal de Goiás. Filho do deputado por três mandatos Wolney Siqueira, Wagner, o Waguinho Siqueira, em 2005, assumiu a presidência da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) a convite do então prefeito Iris Rezende, cargo em que permaneceu até março de 2010, quando se desincompatibilizou para disputar mandato na Assembleia Legislativa pelo PMDB partido a qual é filiado até hoje. Na Comurg implantou diversos programas e obras, com destaque para o Programa de Iluminação Pública Eficiente (Reluz), o Programa Goiânia Coleta Seletiva e a construção de mais de 400 praças na Capital.

Fonte: A Redação