31,4 mil se inscreveram em Goiás nos 2 primeiros dias

Medicina e Administração de Empresas, ambos da UFG, são os mais procurados pelos estudantes. 1.547 vagas estão disponíveis no Estado

Os cursos de Medicina e Administração de Empresas, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG), foram os que mais procurados por estudantes nos dois primeiros dias de inscrição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em Goiás. A informação é da assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) e foi divulgada no final da tarde de ontem, depois que o ministro Aloizio Mercadante divulgou o balanço parcial, que apontou mais de 1,2 milhão inscritos e 2,3 milhões de inscrições em todo o País. Em Goiás, já foram 31.489 inscrições apenas até às 18 horas de ontem.

O quadro em relação aos cursos mais procurados, no entanto, pode mudar. Até as 23h59 de sexta-feira, dia 11, os candidatos podem fazer alterações nas opções de curso. Cada estudante pode escolher até dois cursos de instituições de todo o País. Diariamente, o MEC divulga o ponto de corte, que também varia de um dia para outro, de acordo com a migração dos candidatos já inscritos e com o surgimento de novas inscrições. Até ontem à tarde, o ponto de corte de Medicina na UFG era de 801 e o de Administração de Empresas, de 677.

Segundo a assessoria do MEC, esses eram os dois cursos de Goiás que figuravam, na tarde de ontem, entre os mais procurados. A manter-se essa tendência de pontos de corte, o curso de Medicina da UFG estará entre os que têm a maior nota de corte. Ele está atrás do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tinha a décima maior nota de corte do País até o início da noite de ontem, de 802,5. O maior ponto de corte é o de Medicina da Universidade Federal do Ceará: 819,27.

Em Goiás, são disponibilizadas 1.547 vagas, distribuídas em 15 municípios. A maior parte delas, 659, está concentrada em Goiânia. Em seguida, vêm Jataí (212) e Catalão (188). As duas cidades têm câmpus da UFG. Na lista ainda aparecem Rio Verde (120), Urutaí (99), Morrinhos (69), Ceres (48), Iporá (36) e Anápolis (18). Em Formosa, Inhumas, Itumbiara, Luziânia e Uruaçu, são ofertadas 12 vagas. Em Aparecida, 6. Em todo o País, são oferecidas 129.319 vagas no ensino superior em 3.752 cursos de 101 instituições.

SEM SURPRESA

A pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, afirmou ao POPULAR que não é surpresa o curso de Administração de Empresas figurar entre os mais buscados por estudantes que disputam vagas em Goiás por meio do Sisu. “Ele já é um dos mais procurados no vestibular da UFG”, disse a pró-reitora. Para o vestibular 2013-1, ele não figura entre os cinco mais concorridos (Medicina, Engenharia Civil, Direito noturno, Arquitetura e Direito matutino), mas no vestibular de meio do ano passado, quando não nem todos os cursos foram oferecidos foi o segundo mais concorrido, atrás de Engenharia Civil.

Apenas os candidatos têm condições de consultar a concorrência de cada curso e, se não tiverem nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), podem fazer a migração. Essa, aliás, foi a tônica da entrevista coletiva de Mercadante na tarde de ontem. Ele pediu aos estudantes que analisem com calma todas as opções de cursos, já que alguns dos mais procurados têm notas de corte muito altas.

“O estudante deve tentar analisar outras opções do mesmo curso ou um próximo daquele que queira fazer, se de fato quiser entrar numa faculdade pública”, aconselhou o ministro.

Fique por dentro

Inscrições podem ser feitas até sexta-feira.

 

Pode participar do Sisu apenas quem fez a prova do Enem em 2012 e tirou nota maior que zero na redação. 
 
 Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número da inscrição no Enem, além da senha cadastrada  no sistema do Enem, que será a mesma utilizada <EM><QA0>
pelo Sisu. 
 
Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. 
 
O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 14.

Fonte: O Popular